TCE-PI aponta deficiências em Portais da Transparência dos municípios
Conforme o TCE-PI também foram identificadas prefeituras e câmaras que possuíam mais de um portal de transparência, um total de 30 unidades gestorasUm levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM), em dezembro de 2021, identificou que, em relação às Câmaras e Prefeituras Municipais, apenas 46,38% das informações de interesse público e das ferramentas de acesso estão disponíveis, com destaque para o elevado número de unidades gestoras que não mantém portal da transparência ou que os mantém indisponíveis (68 Câmaras e 02 Prefeituras).

O relatório foi apresentado na última sessão plenária, quinta-feira (28/04), e relatado pelo conselheiro substituto Jackson Veras, por meio do processo TC nº 019779/2021. O panorama da transparência dos portais de Câmaras e Prefeituras Municipais em 2021 demonstra dificuldade de acesso a toda gama de informações que, por força de lei, deveriam ser disponibilizadas automaticamente pelos responsáveis dos órgãos e entidades municipais.
Em 2021, todas as Prefeituras e Câmaras, juntas, atingiram a pontuação média de 46,38% em seu índice de transparência, como mencionado anteriormente, sendo que a pontuação média das Prefeituras foi de 63,13%. Já as Câmaras, obtiveram a pontuação média de 29,63%.
Outro dado que consta no relatório é que 70 unidades gestoras não possuem portal da transparência, ao todo são 68 câmaras e duas prefeituras, a prefeitura de Coivaras e de Matias Olímpio. Ainda segundo os dados, o índice da prefeitura de Teresina é de 56,11%, um índice considerado mediano, a câmara de Teresina atingiu 65,12%. Conforme o TCE-PI também foram identificadas prefeituras e câmaras que possuíam mais de um portal de transparência, um total de 30 unidades gestoras.
Segundo as informações disponibilizadas pelo TCE-PI, as prefeituras que obtiveram maiores pontuações foram as de Júlio Borges com 97,26%; Joaquim Pires com 96,78%; José de Freitas com 92,15%; Juazeiro do Piauí com 92,15%; São Luís do Piauí com 91,79%; Santo Antônio de Lisboa 91,21%; Água Branca com 90,06%; Cocal dos Alves com 89, 74%; Anísio de Abreu com 89,58; e Esperantina com média de transparência de 88,28%.
Ainda conforme o Tribunal de Contas do Estado, as prefeituras com menor média no índice de transparência de informações de interesse público foi; Ribeira do Piauí com 23, 70%; Paulistana com 21,24%; Flores do Piauí com 17,02%; Pio IX com 13,52%; Dirceu Arcoverde com 13,35; Cajueiro da Praia com 8,67%; São Gonçalo do Piauí com 7,45%; Guaribas com 6,25% ; Coivaras com 0%; e Matias Olímpio também 0%.
Fonte: JTNEWS com informações do TCE-PI
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Site do STF destaca ADI que invalidou lei de MG que permitia contratação sem concurso para a Polícia Penal
-
Política MPPI aciona na Justiça, prefeito de Campo Maior por retenção indevida superior a R$ 2 milhões de empréstimo consignado
-
Política Parecer do MPPI aponta improbidade administrativa dos deputados Franzé (PT) e Francisco Costa (PT)
-
Geral Prefeitura de Simões (PI) firma contrato de R$ 1,6 milhão para reforma de escola municipal com prazo de seis meses
-
Justiça Tribunal de Justiça do Piauí garante indenização a vítima de fraude bancária
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina: advogado Marcus Vinicius Nogueira sentará no banco dos réus, no Tribunal do Júri de Teresina
-
Segurança Pública Estudante é assassinado dentro de escola na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina
-
Segurança Pública Homem é morto a facadas durante briga com irmão no Litoral do Piauí
-
Justiça Prefeitura de Flores do Piauí é alvo de quatro decisões do TCE por falhas em transporte escolar e compra de medicamentos