SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
O extrato da autorização de compra foi assinado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, com vigência de até 90 dias.A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) autorizou a contratação da empresa Surgimed Comércio Atacadista de Produtos Cirúrgicos e Hospitalares, pelo valor de R$ 608.664,40, para o fornecimento de medicamentos hospitalares. O extrato da autorização de compra foi assinado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, com vigência de até 90 dias.
Apesar da contratação recente, a empresa Surgimed responde a uma Ação de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí, no âmbito da 42ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa.
De acordo com a petição inicial do Ministério Público, a Surgimed é acusada de ter sido beneficiada por contratações reiteradas e sucessivas por dispensa de licitação, entre os anos de 2018 e 2021, no fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares à Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).
A ação sustenta que não havia situação de emergência ou calamidade pública que justificasse a contratação direta, caracterizando, segundo o MP, burla ao dever constitucional de licitar, violação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e competitividade, além de prejuízo aos cofres públicos.
Ainda conforme o Ministério Público, mesmo após auditorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) apontarem irregularidades, as contratações com a empresa teriam continuado, acumulando valores que ultrapassam R$ 2,1 milhões, montante que é alvo de pedido de ressarcimento ao erário na ação judicial.
O Ministério Público pede, entre outras medidas, a indisponibilidade de bens, o ressarcimento integral dos valores, aplicação de multa, além da proibição de contratar com o poder público. No entanto, não há decisão judicial definitiva até o momento, e o processo segue em tramitação na Vara da Fazenda Pública de Teresina.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Jovem de 20 anos desaparece após entrar no Rio Poti para tentar recuperar celular
-
Saúde
Fórmulas infantis contaminadas; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
-
Segurança Pública
Baile de reggae alvo de operação do DENARC tinha "área VIP" para membros de facção
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido com 15 tabletes de maconha em ônibus na cidade de Picos