SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
O extrato da autorização de compra foi assinado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, com vigência de até 90 dias.A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) autorizou a contratação da empresa Surgimed Comércio Atacadista de Produtos Cirúrgicos e Hospitalares, pelo valor de R$ 608.664,40, para o fornecimento de medicamentos hospitalares. O extrato da autorização de compra foi assinado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, com vigência de até 90 dias.
Apesar da contratação recente, a empresa Surgimed responde a uma Ação de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí, no âmbito da 42ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa.
De acordo com a petição inicial do Ministério Público, a Surgimed é acusada de ter sido beneficiada por contratações reiteradas e sucessivas por dispensa de licitação, entre os anos de 2018 e 2021, no fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares à Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).
A ação sustenta que não havia situação de emergência ou calamidade pública que justificasse a contratação direta, caracterizando, segundo o MP, burla ao dever constitucional de licitar, violação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e competitividade, além de prejuízo aos cofres públicos.
Ainda conforme o Ministério Público, mesmo após auditorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) apontarem irregularidades, as contratações com a empresa teriam continuado, acumulando valores que ultrapassam R$ 2,1 milhões, montante que é alvo de pedido de ressarcimento ao erário na ação judicial.
O Ministério Público pede, entre outras medidas, a indisponibilidade de bens, o ressarcimento integral dos valores, aplicação de multa, além da proibição de contratar com o poder público. No entanto, não há decisão judicial definitiva até o momento, e o processo segue em tramitação na Vara da Fazenda Pública de Teresina.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
EUA não deve ser punido por Fifa e COI após ataque à Venezuela
-
Segurança Pública
Acusado de matar pintor a tiros dentro de residência é preso em Timon
-
Segurança Pública
Polícia apreende cartilha com “código de conduta” da facção Bonde dos 40 em Teresina
-
Esportes
Confira datas de lançamento dos carros de 2026 da Fórmula 1
-
Geral
Crianças desaparecidas: buscas entram no 7º dia com reforço do Exército
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Aleitamento artificial: Qual o custo, os riscos e por que insistir no aleitamento materno?; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Três crianças desaparecem após saírem para brincar no Maranhão
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e prende duas mulheres integrantes do PCC em Altos
-
Geral
Anvisa manda retirar panetones do mercado e proíbe alimentos com cogumelos não autorizados
-
Geral
Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro