TRE-Piauí começará 2024 com novos juízes eleitorais da área de 'juristas' escolhidos pelo Presidente Lula

Os advogados José Maria de Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana são os escolhidos do presidente Lula para juiz titular e substituto do Tribunal Regional Eleitoral no Piauí

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o advogado José Maria de Araújo Costa, para o cargo de Juiz Titular, do Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Piauí (TRE-PI), José Maria substitui o também advogado Tiago Mendes de Almeida Ferrer.

Já o advogado Fábio Leal da Silva Viana, foi anunciado como novo juiz substituto, que assumirá a vaga antes ocupada pelo advogado Marcelo Leonardo Barros Pio, cujo biênio encerrou-se, mas Marcelo estava concorrendo à recondução, no que foi rechaçado pelo Presidente da República no seu poder discricionário de nomeação de um dos integrantes da lista tríplice.

Foto: Arquivo Pessoal | José  Maria e Arquivo Pessoal | Fábio VianaJosé Maria De Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana.
José Maria de Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana, ambos preferidos do Presidente Lula para o TRE-PI.

As duas nomeações foram oficializadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Diário Oficial da União do último sábado, 23 de dezembro de 2023. Confira a íntegra do documento CLICANDO AQUI.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSLula enfatiza acerca da Democracia como valor fundamental do Povo
Às vésperas do Natal, o Presidente Lula assinou as nomeações para os Tribunais 

O JTNEWS entrou em contato com o advogado já nomeado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e este falou da sua satisfação de ocupar o honroso cargo de Juiz no Tribunal Regional Eleitoral no Piauí.

“Fico muito honrado em ser nomeado pelo Presidente Lula para esta importante função de Juiz Eleitoral no Estado do Piauí. É um cargo que vem coroar a minha atuação profissional como advogado dedicado ao Direito Eleitoral”, declarou o advogado eleitoralista, José Maria, agora juiz eleitoral do TRE-PI.

José Maria de Araújo Costa foi o primeiro a ser escolhido, uma vez que o Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu em 8 de maio 2023, a lista tríplice para escolha de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), oriundo da advocacia (classe jurista) para o biênio 2024/2025. 

A lista havia sido composta pelos advogados José Maria Costa, Leandro Cavalcante e Guilardo Medeiros, escolhidos pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Piauí.

O mais votado foi o jurista José Maria de Araújo Costa com 16 votos; Leandro Cavalcante de Carvalho teve nove votos e Guilardo Medeiros Graça obteve oito votos.

A lista, cuja vaga surgiu devido ao encerramento do segundo mandato do advogado Thiago Férrer no cargo, foi enviada ao presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes. Em seguida, os nomes seguiram para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que os enviou à Presidência da República para que o Chefe do Poder Executivo escolhesse e nomeasse o juiz titular do TRE-PI.

Fonte: JTNEWS

Comentários