Nova Maternidade implanta assistente virtual para marcação de consultas e exames
O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), implantou um novo canal de atendimento através do serviço de assistente virtual, denominado de "Rosa". O serviço visa aprimorar a comunicação com os pacientes, facilitando o agendamento de consultas, exames, remarcações e outros serviços oferecidos pela maternidade. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

De acordo com Raíssa Benício, supervisora de atendimento da NMDER, o serviço de assistente virtual representa um ato de cuidado para as gestantes, proporcionando um acolhimento melhor e maior organização. "Com essa confirmação antecipada, a gestante pode se organizar melhor. Além de ajudar bastante a nossa gestão", explica Raíssa.
A implementação do serviço é avaliada como rápida e eficiente, trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto para a equipe de atendimento. “Para as usuárias e para nós, é benéfico não depender da presença física para agendamentos. Pacientes da zona rural, por exemplo, podem resolver tudo por mensagem”, destaca Raíssa.
Para utilizar o serviço, basta enviar uma mensagem para a assistente virtual e selecionar uma das quatro opções: informações gerais, consultas, exames ou Banco de Leite. O atendimento é direcionado para um atendente que fornecerá mais informações ou realizará as marcações necessárias. A NMDER assegura a proteção dos dados pessoais dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo segurança e confidencialidade.
Isabella Mariana Silva está com 5 meses de gestação, mora em Monsenhor Gil e veio para sua primeira consulta marcada através da assistente virtual da NMDER. “Eu gostei do atendimento virtual, achei rápido e prático, fiz a consulta com o obstetra e agora aguardo para ser encaminhada ao cardiologista”, afirmou Isabella.

Além do atendimento via assistente virtual, a NMDER realiza uma busca ativa para confirmar e garantir a presença dos pacientes nos atendimentos, bem como realizar remarcações quando necessário.
O novo serviço de telefonia da NMDER notifica os pacientes sobre suas consultas agendadas ou quaisquer alterações por meio de chamadas e mensagens, utilizando um celular institucional. A iniciativa visa reduzir as faltas e promover uma melhor gestão dos recursos da saúde.
“A implantação da nossa assistente virtual é uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado para melhorar a eficiência operacional e a experiência do paciente, ajudando na marcação das consultas, dos exames, dando alguns feedbacks aos pacientes quando tem as férias de algum médico. Então remarcando, reorganizando essa agenda e garantindo informações”, afirmou Marcele Avelino, diretora técnica da NMDER.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
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