Lula busca investimentos em tecnologia com empresários japoneses
Presidente aproveitou presença no Japão por ocasião da cúpula do G7 para fechar acordos com potenciais investidoresEm encontro com grandes empresários japoneses, em Hiroshima, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu as oportunidades de investimentos em tecnologia de ponta no Brasil, direcionados à transição energética e ao desenvolvimento do país.

De acordo com a Presidência da República, entre as oportunidades de investimentos verificadas no Brasil estão a fabricação de veículos híbridos destinados ao mercado asiático; a produção de hidrogênio verde para a siderurgia mundial, que proporciona a redução da emissão de gás carbônico; e desenvolvimentos em inteligência artificial para telecomunicações.
No Japão, Lula participou do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, reunião de líderes de sete das maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Desde a última sexta-feira (19) no país asiático, o presidente teve uma extensa agenda de encontros bilaterais, com reuniões com 11 chefes de governo e de entidades.
O último compromisso deste domingo foi o encontro com o “Grupo de Notáveis”, nome dado a dirigentes de grandes grupos empresariais japoneses com investimentos no Brasil. O presidente Lula destacou a necessidade de parcerias entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC).
“Ainda segundo o presidente, o diálogo com o grupo prosseguirá, bem como os planos discutidos na reunião. Além disso, o governo brasileiro irá promover novos contatos entre o grupo de notáveis japoneses e o empresariado brasileiro, para ampliação de parcerias e investimentos”, explicou a Presidência, em comunicado.
Participaram da reunião empresários de grupos muito tradicionais no Japão, dos setores automotivo (Toyota), trading (Mitsui), eletrônico e comunicações (NEC) e siderúrgico (Nippon Steel), além do JBIC. Recentemente, representantes do JBIC também estiveram reunidos no Brasil com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Antes de embarcar para o Brasil, na manhã desta segunda-feira (22), noite de domingo no Brasil, Lula fará um balanço de sua participação na reunião do G7 e concederá entrevista coletiva à imprensa.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Homem é preso após tentar matar amigo a facadas em Simplício Mendes
-
Geral Dois jovens são assassinados a tiros na cidade de Miguel Alves
-
Geral Homem é sequestrado e executado por faccionados em Timon-MA
-
Geral Prefeitura de Campo Maior pode gastar mais de R$ 675 mil com aluguel de estruturas para eventos
-
Geral Lembranças de viver
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Mulher morre após cair de sacada no piso L2 do shopping Rio Poty, em Teresina
-
Justiça Delegado Samuel Silveira sofre nova derrota após Justiça anular remoção de 15 agentes do Denarc
-
Justiça Justiça de Canto do Buriti condena Banco do Brasil por desconto indevido em aposentadoria
-
Geral Samuel Silveira reage à reportagem do JTNEWS e diz que acusações foram arquivadas
-
Meio Ambiente Prefeitura de Patos do Piauí é alvo de investigação por descarte irregular de resíduos