Justiça determina reenquadramento funcional de servidor público do Piauí e pagamento retroativo de salários
A defesa do Estado sustentava que não havia dotação orçamentária para o reenquadramento, citando restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) decidiu, por unanimidade, conceder mandado de segurança ao servidor público estadual determinando seu reenquadramento funcional para a Classe III, Letra E, do cargo de Técnico de Apoio Assistencial. A decisão também obriga o Estado a pagar as diferenças salariais devidas desde o início da ação judicial.

O impetrante alegou que, apesar de cumprir todos os requisitos legais previstos na Lei Estadual nº 6.560/2014 — como possuir formação superior em Ciências Contábeis e Serviço Social, além de especialização em Gestão Pública e cursos de capacitação com carga horária superior a 160 horas —, teve seu pedido administrativo de reenquadramento ignorado pelo Governo do Estado, permanecendo sem promoção por mais de nove anos.
A defesa do Estado sustentava que não havia dotação orçamentária para o reenquadramento, citando restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Contudo, o relator do processo, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, rejeitou esse argumento. Segundo o magistrado, “a ausência de previsão orçamentária não constitui justificativa idônea para impedir a implementação de direitos legalmente assegurados aos servidores públicos”.

O julgamento reafirma entendimento consolidado na Corte, com base em precedentes semelhantes, de que o cumprimento da Lei nº 6.560/2014 não está sujeito à discricionariedade do gestor público. O colegiado destacou ainda que o direito ao reenquadramento se trata de um direito líquido e certo, e que a LRF não pode se sobrepor a normas que conferem direitos subjetivos aos servidores.
A sentença determina que o Estado proceda com o reenquadramento funcional do servidor, reajuste seus vencimentos e pague os valores retroativos desde o ajuizamento da ação. Além disso, foi concedido ao servidor o benefício da Justiça Gratuita, e não foram fixados honorários advocatícios, conforme previsto na legislação específica.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação contra membros do PCC em Teresina
-
Segurança Pública Casal do Bonde dos 40 é capturado após ameaçar o delegado Charles Pessoa
-
Geral Prefeitura de Teresina paga R$ 28 milhões em juros ao Banco do Brasil no início de 2025
-
Segurança Pública Detento foge do Hospital de Urgência de Teresina enquanto aguardava cirurgia
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Campo Maior por inadimplência na prestação de contas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Justiça Juizado de Altos (PI) condena Banco do Brasil por seguro indevido em empréstimo de servidor público
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus, decretam greve e anunciam paralisações a partir de sexta-feira (9), em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Geral Prefeitura de Piripiri paga mais que o dobro por show de Felipe Amorim em comparação com Campo Maior