Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à Oficial após omissão do Estado
Na sentença, a juíza apontou que o Estado do Piauí falhou em promover o requerente dentro do prazo adequado, configurando uma omissão administrativa.A Justiça do Piauí determinou que o Estado promova o policial militar Francisco Divino da Silva à graduação de subtenente, após reconhecer que ele foi preterido na progressão funcional, apesar de preencher todos os requisitos exigidos por lei.

A decisão foi proferida pela juíza Lucyane Martins Brito, da 2ª Vara da Comarca de Altos, no âmbito do Processo nº 0800655-13.2024.8.18.0036. A magistrada entendeu que a Administração Pública descumpriu a legislação vigente ao não conceder a promoção por antiguidade ao militar.
Na sentença, a juíza apontou que o Estado do Piauí falhou em promover o requerente dentro do prazo adequado, configurando uma omissão administrativa. Além disso, destacou que o policial militar preencheu os critérios estabelecidos na Lei Estadual nº 3.936/84, que regulamenta a ascensão na carreira militar.
O direito à promoção foi reconhecido com base em precedentes do Tribunal de Justiça do Piauí, que reforçam que a antiguidade e a qualificação intelectual dos militares devem ser respeitadas no processo de ascensão funcional.
Com a decisão, o Estado do Piauí deverá realizar a promoção do policial à patente de subtenente e fazer o correto enquadramento funcional. A sentença também reforça que a Administração Pública deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade e eficiência no trato com seus servidores. O Estado ainda pode recorrer da decisão, mas, caso haja trânsito em julgado, a promoção terá que ser efetivada.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Delegacia de Jaicós (PI) indicia homem por ameaças contra mulher, em Patos do Piauí
-
Justiça Justiça do Piauí nega habeas corpus e mantém prisão preventiva de acusado de homicídio em Avelino Lopes
-
Geral Ouro no Piauí: descoberta de 7.100 toneladas pode transformar o Brasil
-
Geral Palestra destaca os impactos do álcool e outras drogas na amamentação
-
Geral Câmara de Teresina fecha contrato de quase R$ 400 mil para viagens de vereadores
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política PRECATÓRIOS: Advogado-Geral da União do governo Lula dá parecer pela derrubada de leis de Rafael Fonteles (PT-PI)
-
Segurança Pública Acusado de matar ex-mulher e vereador, usou arma da GCM para cometer o crime
-
Geral Diário de um invejoso; por Flávio de Ostanila
-
Saúde SAÚDE: Prefeitura de Parnaíba gasta quase R$ 1 milhão em suplementos infantis com fortes indícios de superfaturamento
-
Geral Prefeito de Parnaíba decreta luto de três dias após mortes de vereador e guarda municipal em Teresina