Israel não tem moral para falar em direitos humanos, afirma PT
Em nota, partido diz que a interpretação do embaixador israelense é falsa, maliciosa e um “ataque injustificável” à sigla.O PT disse nesta terça-feira (17/10) que “é totalmente falsa e maliciosa a interpretação que a Embaixada de Israel no Brasil faz”, além de ser um “ataque injustificável” à sigla.
A embaixada declarou por meio de nota que “é lamentável que um partido que defende os direitos humanos compare o grupo extremista palestino Hamas com o que o governo israelense está fazendo para proteger seus cidadãos”.
Na resolução divulgada na terça-feira (16/10) pelo PT, a sigla classificou os ataques do grupo extremista como “inaceitáveis”, mas reservou para o governo israelense a crítica mais contundente. Citou o termo “genocídio”.
O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em nota que “condenou, sim, os ataques inaceitáveis, assassinatos e sequestro de civis, cometidos tanto pelo Hamas quanto pelo Estado de Israel” e advertiu que "a retaliação do governo de Israel configura um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra”.
O PT declarou também que enquanto a Embaixada de Israel divulgava sua nota contra o partido, ao menos “500 civis eram assassinados” no bombardeio a um hospital na Faixa de Gaza.
“Quem representa no Brasil o governo que fez um ataque desta natureza não tem autoridade moral para falar em direitos humanos”, disse. Apesar de relatos publicados inicialmente pela mídia dizerem que se tratava de um ataque israelense, ainda não está claro de quem é a responsabilidade pelo bombardeio.
Israel acusa o grupo Jihad Islâmica, que nega. Para o sigla, é “inaceitável por parte de quem tem a responsabilidade de representar no Brasil um país amigo” afirmar que o partido considera “assassinato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas é uma posição política, ou que se trata apenas de uma luta política legítima”. E declara que é um “ataque injustificável a um partido que ao longo de sua história abriga militantes palestinos, árabes e judeus e defende a coexistência dos Estados de Israel e da Palestina”.
Eis a íntegra da nota do PT: “
"É totalmente falsa e maliciosa a interpretação que a Embaixada de Israel no Brasil faz e divulga em nota oficial sobre a Resolução do PT, divulgada ontem, a propósito da situação de Gaza.”
“O Diretório Nacional condenou, sim, ‘os ataques inaceitáveis, assassinatos e sequestro de civis, cometidos tanto pelo Hamas quanto pelo Estado de Israel'”.
“E advertiu que a retaliação do governo de Israel configura ‘um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra’, como o corte de água potável, energia, alimentos e remédios, além de bombardeios contra a população civil”.
“Por volta das 15h30 de hoje, enquanto a Embaixada de Israel divulgava sua nota contra o PT, pelo menos 500 civis eram assassinados no bombardeio a um grande hospital em Gaza.”
“Quem representa no Brasil o governo que fez um ataque desta natureza não tem autoridade moral para falar em direitos humanos.”
“Todos têm direito a defender seu povo, mas a busca por justiça não se confunde com vingança nem pode se dar por meio da Lei de Talião.”
“A posição do PT é semelhante à da porta-voz da ONU para Direitos Humanos, Ravina Shamdasani: ‘Não se pode ter uma punição coletiva como resposta aos ataques horríveis [do Hamas]’.”
“Afirmar que o PT considera ‘o assassinato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas luta política legitima’, como faz a nota da embaixada, é uma atitude inaceitável por parte de quem tem a responsabilidade de representar no Brasil um país amigo.”
“É um ataque injustificável a um partido que ao longo de sua história abriga militantes palestinos, árabes e judeus e defende a coexistência dos Estados de Israel e da Palestina.”
Fonte: JTNEWS com informações do Poder360
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
Decisões sobre absolvições em casos de discriminação racial são questionadas no STF
-
Política
TCE-PI aponta superfaturamento, fraude em licitações e dano ao erário na Prefeitura de Sebastião Barros
-
Saúde
Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS
-
Segurança Pública
Homem é morto a tiros enquanto trafegava de bicicleta em José de Freitas
-
Política
Denúncia aponta possíveis irregularidades em contrato de R$ 9,6 milhões da iluminação pública em Parnaíba (PI)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro
-
Política
Prefeita de São Braz do Piauí é alvo de denúncia por supostas irregularidades no FGTS e INSS desde 2017
-
Geral
Crianças desaparecidas: buscas entram no 7º dia com reforço do Exército
-
Esportes
EUA não deve ser punido por Fifa e COI após ataque à Venezuela
-
Esportes
Confira datas de lançamento dos carros de 2026 da Fórmula 1