Investimento de R$ 9,6 milhões em água potável muda a realidade de municípios do semiárido piauiense
Atualmente, o programa opera 61 sistemas, sendo oito implementados em 2024, beneficiando mais de 12.140 pessoas.A vida do sertanejo do semiárido piauiense tem se transformado com o acesso à água potável. O Programa Água Doce está iniciando a aplicação de R$ 9,6 milhões de investimento em mais de 20 municípios piauienses, com recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e execução da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

Em cidades como Capitão Gervásio Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, Acauã, Caldeirão Grande e Pio IX, onde a água é salobra, imprópria para o consumo, o programa Água Doce vem permitindo a implantação de sistemas de dessalinização, processo que faz a remoção de sais e outros minerais para torná-la potável ou adequada para outros usos. O programa foca no aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. A água, proveniente de sistemas de dessalinização, assegura alta qualidade ao remover até 99% dos sais presentes nas águas subterrâneas da região.
O recurso, destinado pelo ministério e aplicado pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Adapi), é utilizado na construção de poços, instalações de dessalinização, reservatórios e sistemas de distribuição e na construção de estruturas para o descarte adequado do concentrado salino (resíduo da dessalinização), evitando impactos ambientais. As práticas sustentáveis também se estendem no uso de energia fotovoltaica no funcionamento desses sistemas.

A população de Acauã, por exemplo, é totalmente abastecida pela água que passa pelo processo de dessalinização. Somente nesta cidade, há cerca de 20 sistemas instalados, contribuindo para a qualidade de vida da população. O acesso à água potável permite a redução de doenças, a inclusão social e o desenvolvimento econômico.
A cidade de Pio IX fica em uma das áreas mais críticas em termos de escassez de água para consumo humano. A comunidade Salobra, com mais de 200 famílias, e o povoado Pau Ferro, que abriga mais de 100 famílias, receberão investimentos. “Em Pio IX, vamos instalar sistemas de dessalinização avançados, dando continuidade às ações do programa em uma região que tanto necessita dessa atenção”, afirma Adalberto do Nascimento, coordenador do Programa Água Doce.
Vidas transformadas
Até dezembro de 2023, o programa implantou 53 sistemas, beneficiando diariamente mais de 10.800 pessoas com uma produção total superior a 140 mil litros de água potável por dia.
Atualmente, o programa opera 61 sistemas, sendo oito implementados em 2024, beneficiando mais de 12.140 pessoas, com uma produção superior a 141.420 litros de água dessalinizada por dia.
Esses sistemas ampliam o acesso à água de qualidade para milhares de pessoas em regiões afetadas pela escassez hídrica, garantindo o fornecimento mínimo de 10 litros de água potável por pessoa diariamente.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PRF apreende 1,3 tonelada de pescados na BR 343 em Piripiri (PI)
-
Segurança Pública Jovem morto no bairro Santa Fé era ameaçado por membros do PCC, diz delegado
-
Segurança Pública Homem é executado a tiros em posto de combustíveis na cidade de Altos (PI)
-
Geral Corpo é encontrado boiando em lagoa na cidade de Ilha Grande (PI)
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes