Governo do Piauí firma parceria para construção de complexo de energia solar que deve gerar 3.500 empregos diretos
O Complexo Fotovoltaico Fazenda São Dimas será instalado entre os municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia.O Governo do Piauí, por meio da Investe Piauí, assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Coensa Construções Planejadas Ltda e a Prosolar Geradora de Energia Solar SPE Ltda para a instalação de um complexo fotovoltaico para geração de energia solar com 750 MW de potência. A assinatura ocorreu na última sexta-feira (21).

De acordo com o projeto, o empreendimento denominado Complexo Fotovoltaico Fazenda São Dimas será instalado entre os municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia. O empreendimento deve gerar 3.500 empregos diretos, impulsionando a economia local e reforçando o protagonismo do Piauí como um dos principais polos de energia solar do Brasil.
O acordo, firmado pelo vice-presidente de Energias Renováveis Ricardo Castelo (Investe Piauí), pelo sócio administrador Carlos Alberto Peres (Coensa) e pela representante Sarah Catani (Prosolar), formaliza a cooperação entre o Governo Estadual e as empresas para a execução do projeto. Com a assinatura do memorando, caberá a Investe Piauí facilitar processos burocráticos, promover o diálogo com os municípios envolvidos e buscar parceiros estratégicos para a compra da energia no mercado livre.
Além disso, a agência estadual atuará no fortalecimento da infraestrutura necessária para a implantação do complexo, incluindo estradas e linhas de transmissão, além de aproximar o projeto de empresários piauienses para incentivar o desenvolvimento de setores correlatos, como hotelaria, restaurantes e turismo.
As empresas envolvidas no projeto se comprometem a fornecer dados detalhados sobre geração de empregos e impacto econômico do empreendimento, tornando-o mais atrativo para captação de investimentos. A assinatura do memorando representa um passo significativo para o desenvolvimento sustentável do estado, reforçando sua vocação para as energias limpas e atraindo investimentos de grande porte.
O vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, destaca que com o Complexo Fotovoltaico Fazenda São Dimas, o Piauí fortalece sua posição como um dos principais polos de energia solar do Brasil, impulsionando a economia local e gerando oportunidades para diversos setores. “O Piauí tem um potencial extraordinário para a geração de energia renovável, e a Investe Piauí segue comprometida em atrair projetos que impulsionem o crescimento do estado, sempre alinhados à sustentabilidade e inovação”, finaliza.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça do Maranhão prejudica consumidores ao suspender ações sobre empréstimos consignados
-
Segurança Pública Acusado de ameaçar comandante da PM em Pio IX é preso durante operação
-
Política Tonho Veríssimo é reeleito presidente do Diretório Municipal do PT em Juazeiro do Piauí com votação expressiva
-
Geral Duas crianças são internadas no HUT com suspeita de envenenamento
-
Segurança Pública Ex-cantor do Forró Saborear vai para o banco dos réus por espancar a ex-mulher em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)