Franzé cobra do IBGE correção de mapa com informação errada sobre território de litígio
Mapa atribui área disputada de 2.889 km² ao Ceará, enquanto litígio aguarda decisão do STFO presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), apresentou um requerimento solicitando ao presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, a correção de um atlas que erroneamente atribui a área de litígio territorial de aproximadamente 2.889 quilômetros quadrados entre os estados do Ceará e Piauí ao Estado cearense.

Segundo Franzé Silva, essa área em disputa não pertence nem ao Piauí nem ao Ceará, pois está sob análise judicial. O deputado ressaltou que o Piauí já ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a tese de que essas terras são de sua jurisdição. Ele alerta para a importância da correção do mapa, uma vez que ele é utilizado em contextos educacionais, podendo influenciar a percepção sobre o território nacional.
O litígio entre Piauí e Ceará está sendo acompanhado na Alepi pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete). Esta disputa territorial envolve sete municípios do lado piauiense e treze do lado cearense. O Exército já realizou perícia na região, mas o resultado aguarda manifestação do STF para uma resolução definitiva.
Além do requerimento ao IBGE, Franzé Silva também solicitou ao deputado federal Flávio Nogueira (PT), líder da bancada piauiense, que mobilize os parlamentares na defesa dos interesses do Piauí nessa pauta delicada.
Fonte: JTNEWS com informações da Alepi
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Governo do Piauí realiza aditivo de R$ 2,2 milhões com empresa de locação de veículos
-
Segurança Pública Justiça concede liberdade provisória a acusado de homicídio em acidente de trânsito no Sul do Piauí
-
Justiça Prefeitura de Flores do Piauí é alvo de quatro decisões do TCE por falhas em transporte escolar e compra de medicamentos
-
Geral Caminhoneiro fica ferido após carreta tombar e pegar fogo no Sul do Piauí
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde Secretário de Saúde contratou "Caminho de Damasco" por mais de R$ 1,5 bi para gerenciar a saúde em Picos por 5 anos
-
Justiça Justiça determina: advogado Marcus Vinicius Nogueira sentará no banco dos réus, no Tribunal do Júri de Teresina
-
Geral Casal vai ao colégio para cancelar matrícula de Alice e transferir irmão após tragédia no CEV
-
Segurança Pública Estudante é assassinado dentro de escola na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina