Ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí vai a julgamento por fraude em mais de 100 processos
Em depoimento à Polícia Civil, João Gabriel confessou a fraude que resultou em prejuízos milionários.A juíza Junia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, marcou para o dia 28 deste mês, às 9h, a audiência de instrução e julgamento no caso que envolve o ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) João Gabriel Costa Cardoso, acusado pelo Ministério Público de diversos crimes, incluindo invasão de dispositivo informático qualificada, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva, violação de sigilo profissional e fraude processual. A denúncia foi recebida em 25 de fevereiro de 2025.
Em depoimento à Polícia Civil do Piauí, João Gabriel confessou ter ajudado a fraudar mais de 100 processos, alguns resultando em prejuízos milionários. O acusado revelou como conseguiu acessar o sistema restrito do Judiciário piauiense e manifestou interesse em firmar acordo de colaboração premiada.
"Tem uma planilha com mais de cem processos, salva em algum lugar que não está no computador", afirmou João Gabriel durante o depoimento. Ele detalhou como aprendeu a alterar e-mails e senhas no sistema, permitindo acesso indevido a processos restritos.
A defesa de João Gabriel, representada pela Defensoria Pública, apresentou resposta à acusação em 24 de março de 2025, invocando o princípio da inocência e argumentando que todos os elementos de prova devem ser confirmados em juízo.
A magistrada analisou a resposta e determinou que não havia circunstâncias que justificassem a absolvição sumária do réu. Ela ressaltou que a acusação apresenta justa causa para a ação penal, com elementos de informação e provas que sustentam as alegações.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Anvisa proíbe comercialização de perfume e maquiagem capilar
-
Segurança Pública
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
-
Esportes
Piauiense Juliana Viana recebe prêmio de Melhor Atleta de Badminton em 2025
-
Geral
STF avalia transferência de Bolsonaro para Papudinha
-
Segurança Pública
Ex-candidata ao Governo do Piauí, professora Lourdes Melo é detida pela Polícia Militar
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas