Ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí vai a julgamento por fraude em mais de 100 processos
Em depoimento à Polícia Civil, João Gabriel confessou a fraude que resultou em prejuízos milionários.A juíza Junia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, marcou para o dia 28 deste mês, às 9h, a audiência de instrução e julgamento no caso que envolve o ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) João Gabriel Costa Cardoso, acusado pelo Ministério Público de diversos crimes, incluindo invasão de dispositivo informático qualificada, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva, violação de sigilo profissional e fraude processual. A denúncia foi recebida em 25 de fevereiro de 2025.

Em depoimento à Polícia Civil do Piauí, João Gabriel confessou ter ajudado a fraudar mais de 100 processos, alguns resultando em prejuízos milionários. O acusado revelou como conseguiu acessar o sistema restrito do Judiciário piauiense e manifestou interesse em firmar acordo de colaboração premiada.
"Tem uma planilha com mais de cem processos, salva em algum lugar que não está no computador", afirmou João Gabriel durante o depoimento. Ele detalhou como aprendeu a alterar e-mails e senhas no sistema, permitindo acesso indevido a processos restritos.
A defesa de João Gabriel, representada pela Defensoria Pública, apresentou resposta à acusação em 24 de março de 2025, invocando o princípio da inocência e argumentando que todos os elementos de prova devem ser confirmados em juízo.
A magistrada analisou a resposta e determinou que não havia circunstâncias que justificassem a absolvição sumária do réu. Ela ressaltou que a acusação apresenta justa causa para a ação penal, com elementos de informação e provas que sustentam as alegações.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Prefeitura de Campo Maior contrata show de Tarcísio do Acordeon por R$ 400 mil via inexigibilidade de licitação
-
Segurança Pública Polícia Militar apreende adolescente com mandado de internação na zona sudeste de Teresina
-
Geral Prefeitura de Simões (PI) firma contrato de R$ 2 milhões para aquisição de óleo diesel S10
-
Segurança Pública Números de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Piauí ficam fora do ar neste sábado (9)
-
Justiça Banco é condenado por cobrança abusiva de anuidade de cartão de crédito, em Jaicós (PI)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça STF declara inconstitucionalidade de lei de Minas Gerais e barra contratos temporários na Polícia Penal
-
Saúde Auditores do TCE identificam graves falhas em contratos milionários do governo Rafael Fonteles
-
Justiça Justiça obriga Prefeitura de Bom Jesus a reabrir rua fechada ilegalmente para construção de praça
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Segurança Pública Perícia confirma que mestre de obras causou acidente que matou três pessoas em Teresina