Encerramento do Webinário Saúde mental de servidores penais acontece nesta quinta-feira (02)

O evento é realizado pelo Grupo Políciais Penais Mulheres em Ação, um grupo de trabalho voluntário de mulheres policiais Penais de todo o Brasil

Nesta quinta-feira (02/12) acontecerá o encerramento do I Webinário do Projeto Estrela Dinha Oliveira, que traz como tema central "Saúde mental de servidores penais: pesquisa e ação, um projeto em construção".

Foto: DivulgaçãoI Webinário do Projeto Estrela Dinha Oliveira
I Webinário do Projeto Estrela Dinha Oliveira

O evento é realizado pelo Grupo Políciais Penais Mulheres em Ação, um grupo de trabalho voluntário de mulheres policiais Penais de todo o Brasil que, desde março de 2021, se organiza para discutir a saúde do Policial Penal, com o apoio Instituto Amendoeiras, 

O webinário que teve início no dia 30 de novembro com uma vasta programação, com palestras de temas como "“Gestação, maternidade e infâncias” e “”Violência Institucional e suicídios entre policiais penais: casos do estado do Ceará", ofertará também um certificado de participação com 16hs.

Resultado da Pesquisa, ações e programas

O webnario tem por objetivo apresentar os dados coletados na pesquisa realizada entre junho e setembro de 2021, pelo projeto Estrela Dinha Oliveira, no qual mais de 300 mulheres servidoras do sistema prisional do Brasil, retornaram respondendo o convite ao preenchimento do questionário online com intuito de entender aspectos de determinação social e do trabalho relacionados à saúde mental.

Conforme o projeto, várias mãos e saberes estão envolvidos neste trabalho com o objetivo de construir pontes intersetoriais e interdisciplinares para formulação de políticas publicas saudáveis e fortalecimento das existentes para essa categoria, invisibilizada pelos muros do sistema prisional, mas que exerce funções primordiais para a segurança e desenvolvimento da sociedade.

Confira o segundo dia deo I Webinário sobre saúde mental dos servidores do sistema penal.

Programação desta quinta-feira 02 de dezembro

- 18:00 h – Agradecimentos

- 18:10 h - Mesa 7: “Gestação, maternidade e infâncias”

“Pesquisa com as servidoras sobre gestações e filhos” - Adriana Carvalho e Ludmila Abrante

“O ambiente e o desenvolvimento físico e mental do feto desde a fecundação” - Prof. Dra. Neurocientista - Jainne Ferreira

“A primeira infância e as relações sociais” - Prof. Dra. Anna Uziel

Mediadora: Dra, Psicóloga Flávia Gallo - RJ.

- 19:10 h – Respostas as perguntas pelo Chat

- 19:30 h - Mesa 8: “Boas práticas para a promoção da saúde mental dos servidores nos estados.”

“Creche para os filhos das servidoras” - Policial Penal Ana Claudia dos Santos Jorge - RJ

“Unidade de Apoio a Saúde dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (UNIASP)” - Acupunturista e Policial Penal Eduardo Kiyoaki - SERES.

“Escola Penitenciária de Pernambuco (EPPE)” - Policial Penal Henrique Douglas - SERES.

Mediadora: Policial Penal Márcia Dantas - RJ

- 20:30 h – Respostas as perguntas do Chat.

- 20:50 h – Encerramento

Certificação de 16 horas.

Fonte: JTNEWS

Comentários