Grazi Mantovaneli

Esposa, enfermeira, especialista em UTI e Emergências Pré-Hospitalares e especializando em Pediatria e Neonatologia e artista. Atuou como enfermeira na Atenção Básica e foi tutora em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Amante de artes é aquarelista, ilustradora, desenhista, pintora à óleo, bordadeira e estudante de violoncelo. Aprecia uma boa culinária, se arriscando na cozinha. Proprietária do Dona Corujinha Ateliê (Instagram @donacorujinhaatelie). Recentemente, unindo a paixão por saúde da criança e artes, ilustrou o livro Amamentar: entre o querer e o poder.
Esposa, enfermeira, especialista em UTI e Emergências Pré-Hospitalares e especializando em Pediatria e Neonatologia e artista. Atuou como enfermeira na Atenção Básica e foi tutora em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Amante de artes é aquarelista, ilustradora, desenhista, pintora à óleo, bordadeira e estudante de violoncelo. Aprecia uma boa culinária, se arriscando na cozinha. Proprietária do Dona Corujinha Ateliê (Instagram @donacorujinhaatelie). Recentemente, unindo a paixão por saúde da criança e artes, ilustrou o livro Amamentar: entre o querer e o poder.

Qual é a importância da doação de leite humano?

O leite materno é o primeiro alimento e a primeira vacina que toda criança precisa receber

Hoje é o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Essa data é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, e também, para a sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de leite humano.

O tema da campanha de 2022 é "Doação de Leite Humano, Solidariedade e Paz no Mundo Globalizado: gotas de amor para um mundo melhor”.

 

Foto: Governo FederalDoe leite, doe esperança. Um grande gesto pode salvar a vida de quem mais precisa
Doe leite, doe esperança. Um grande gesto pode salvar a vida de quem mais precisa

Você sabia que 200ml de leite humano podem amamentar até 10 recém-nascidos em uma UTI Neonatal?

Sim! Os seus estômagos são tão pequenos (do tamanho de uma cereja), por isso, uma pequena quantidade de leite já é capaz de alimentá-los. Dependendo do tamanho do bebê prematuro, apenas 1ml (sim, 1 mililitro) de leite será capaz de saciá-lo.

Foto: Governo FederalDependendo do tamanho do bebê prematuro, apenas 1ml de leite materno será capaz de saciá-lo.
Dependendo do tamanho do bebê prematuro, apenas 1ml de leite materno será capaz de saciá-lo.

Quais outras mães também poderão ser beneficiadas com a sua doação?

As mães que não conseguiram amamentar, por problemas hormonais ou metabólicos, as portadoras de HIV ou de hepatites, as que estão em tratamento para tuberculose ou para câncer, as que retiraram as mamas por câncer ou que não conseguiram produzir leite na quantidade necessária para seu filho (sua filha) ou as famílias que adotaram um bebê.

Por que o leite humano é tão importante para a saúde dos bebês?

O leite materno é vivo, repleto de defesas, de nutrientes e estimula o desenvolvimento do bebê. Sua composição é única na natureza e perfeita para as suas necessidades: contém glóbulos brancos, anticorpos, linfócitos e macrófagos, proteínas moduladoras do sistema imunológico, enzimas digestivas, hormônios, micronutrientes, probióticos, aminoácidos, proteínas, ácidos graxos, vitaminas, minerais, gordura e água. Por isso, falamos que o leite é a primeira vacina que o bebê recebe.

Foto: Rede Global de Bancos de Leite Humano/FIOCRUZDoe Leite materno e receba a gratidão de uma vida
Doe Leite materno e receba a gratidão de uma vida

Qual a sua importância para os bebês que nascem prematuros?

Quando pensamos em um bebê prematuro que por muitas vezes precisa ficar internado em uma UTI Neonatal (por dias ou semanas), toda essa riqueza nutricional se faz indispensável para a manutenção da sua vida, para o seu crescimento e para a sua rápida recuperação.

É muito comum que as mães de bebês internados em UTI Neonatal não consigam produzir leite ou produzem em pouca quantidade, devido o estresse da internação e separação de seu bebê. Portanto, ela não conseguirá alimentar seu bebê no tempo necessário. A doação do seu leite é muito importante para essas vidinhas tão pequenas e frágeis e para acalentar essas famílias!

Uma mãe que está amamentando pode alimentar o seu bebê e ainda ter leite para doar?

Sim! Ela é capaz de aumentar a sua produção. As mamas não são estoque, elas são fábricas de leite. Quanto mais ela retirar, mais leite será produzido. Toda mulher que amamenta é uma potencial doadora.

Foto: Elza Fiuza/ Arquivo/Agência BrasilDoação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil
Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Como posso ser uma doadora?

O primeiro passo para ser uma doadora de leite humano é telefonar para o banco de leite da sua região. Você receberá todas as orientações necessárias para a coleta e armazenamento do leite humano ordenhado, além de realizar um cadastro de doadora do BLH (Banco de Leite Humano) ou entrar no site: Rede Global de Bancos de Leite e encontrar o banco mais próximo de sua residência.

Em alguns estados, a doadora não precisa sair de casa para entregar os frascos de leite que coletou, os profissionais do banco de leite ou os bombeiros se deslocam até a sua residência para buscar a  doação. Brasília possui essa praticidade para quem deseja ser uma doadora.

Foto: Rede Amamenta BrasíliaKit oferecido para as mães doadoras de leite de Brasília
Kit oferecido para as mães doadoras de leite de Brasília

Para fazer a doação de leite materno em Brasília/DF:

- A mãe doadora pode fazer o cadastro no Disque Saúde 160, opção 4;

- Pelo site Amamenta Brasília

- Pelo aplicativo disponível em IOS e Play Store. 

Sabia que o Brasil tem a maior e a mais complexa rede de bancos de leite humano no mundo e é uma referência internacional?

São 225 bancos de leite presentes em todos os estados brasileiros e 217 postos de coleta. A rede brasileira é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e atualmente integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC).

A Doação de Leite Humano pode salvar a vida de muitos bebês, doe gotas de amor para um mundo melhor. Venha espalhar essa ideia!

Foto: Graziela Mantovaneli/JTNewsSou Enfermeira em Pediatria e Neonatologia e Consultora em Amamentação desde 2014
Sou Enfermeira em Pediatria e Neonatologia e Consultora em Amamentação desde 2014

Doe leite materno. O que para você é POUCO, para um prematuro ou para uma mãe que não pode amamentar é MUITO!

Até breve!

Graziela Mantovaneli

Enfermeira em Pediatria e Neonatologia

Consultora em Amamentação e Alimentação Complementar

Instagram: @enf.grazi.mantovaneli



FONTES: Ministério da Saúde, Fiocruz, OMS e Banco de Leite Humano.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários