Jamil Leite

Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral
Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral

Personal trainer: uma dose diária de motivação para sua atividade física.

Utlizando conhecimento científico e motivação, o personal trainer , é peça fundamental para um programa de treinamento bem sucedido.

Não é de hoje que uma das especialidades mais executadas no campo da educação física, o treinador pessoal (do inglês personal trainer), é tido como sendo um profissional de fundamental  importância para a disciplina e continuidade da prática de atividade física nas academias - e em lugares que essa possa ser praticada. Esse profissional,  além de trabalhar o corpo do seu cliente, ainda é responsável por dar motivação aos seus alunos, de forma a deixá-los com a capacidade de evolução na atividade física praticada.

Foto: Maria MeloPersonal trainer Thaiza Guimarães e sua aluna Maria Melo.
Personal trainer Thaiza Guimarães e sua aluna Maria Melo.

Dados sugerem que  a origem do personal trainer  se deu nos EUA , por volta dos anos 50 e 60 na dourada Hollywood , onde os atores e atrizes começaram a solicitar a ajuda de profissionais do exercício físico, denominados PTs( personal trainer). De lá para os tempos atuais, esta profissão se tornou mais “científica”, onde uma grande variedade de certificações atestam a capacidade do Personal Trainer em oferecer um trabalho realmente pessoal, individualizado. Para ingressar como personal trainer no Brasil  precisa-se ter cursado o curso de Bacharel em Educação Física.No exterior,pode-se fazer carreira como personal através da formação de um curso técnico profissionalizante ,ou curso de licenciatura em educação física mais o certificado de curso de  PT.

Don`t give up! One more rep!( Não  desista! Mais uma repetição!), No pain, no gain( sem cansaço, sem ganho), Go hard or go home( vá com vontade ou vá para casa). Dentro do processo de motivação dos alunos, o personal trainer, além de utilizar essas expressões durante os treinos principalmente em academias , os motiva através da conscientização para mudança de hábitos mais saudáveis. Um  exemplo disso, é a trajetória de pessoas que realizam a cirurgia bariátrica e precisam dessa motivação constantemente. Segundo a professora Maria Melo , que realizou a cirurgia bariátrica  e atualmente é freqüentadora assídua da academia , o fato de treinar após a cirurgia com sua personal trainer Thaiza Guimarães foi de extrema importância , pois ela fez com que se viciasse -no bom sentido - em atividades físicas de forma regular e moderada. “.. comecei a enrijecer meu corpo ( esse era meu objetivo) , além da perda de peso também. Hoje em dia não abro mão de malhar , adoro ir a academia e acho que foi a motivação que Thaiza me proporcionou  - além de ter se tornado uma amiga confidente, foi o  que me fez bem ao longo desse caminho”, relata Maria.

Conclui-se, portanto, que a presença do Personal Trainer durante o treinamento físico é de fundamental importância para  que os alunos  alcancem os objetivos pretendidos. Além de motivar, cuidar do treinamento físico, montar treinos e respeitar cada fase do treinamento do seu aluno, o Personal Trainer tem a importante função de auxiliar a modificar os hábitos não saudáveis da sua clientela.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários