Jamil Leite

Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral
Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral

Musculação sim, depressão não

A musculação tem se tornado atualmente um grande aliado no combate à depressão.

Um recente estudo da Universidade de Limerick , na Irlanda, publicado no periódico especializado “Jama Psychiatry” , afirma que a musculação pode ser de fato um aliado no tratamento da depressão.

Foto: jamil leitePrática da musculação como remédio no combate da depressão
Prática da musculação como remédio no combate a depressão

A musculação é definida como um treinamento de força, com exercícios que utilizam a força da gravidade e a resistência gerada por equipamentos para opôr forças aos músculos. Esta forma de treinamento é utilizada para fins atléticos, estéticos e de saúde. Dentre as doenças que podem ser tratadas com a intervenção da musculação, destaca-se o mal do século XXI , a depressão.

 A depressão é um distúrbio manifestado por sintomas emocionais e físicos onde há a presença de apatia, pessimismo, isolamento e baixa auto-estima que aparecem com freqüência e podem se combinar, interferindo no dia-a-dia da pessoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo, sendo até 2030 a doença mais comum do mundo, podendo estar ligada com a vida que se leva nas grandes cidades.

Segundo relato de um praticante de musculação que apresenta os sintomas da depressão, a prática desse treinamento leva a pessoa a uma sensação de despertar muito boa, onde o cansaço físico parece desviar dos problemas emocionais causados pela doença. Vencida a fase de falta de vontade de ir a academia, pelo o estágio da depressão deixar as pessoas mais reclusas, a ida para a prática da musculação torna-se um elemento muito importante para o individuo , destacando-se o acompanhamento do profissional de educação física como incentivador para que o praticante se motive a dar continuidade aos exercícios e  a não desistir do treinamento.

Além disso, segundo um outro relato de um praticante de musculação com sintomas depressivos, a prática da musculação 5x na semana é de suma importância para o manter motivado, onde afugentam todos os seus pensamentos negativos, sendo um momento de meditação. O ato de fazer força e poder completar uma série de exercícios com esforço máximo segundo esse praticante faz uma analogia a superação dos seus problemas como uma pessoa forte e que está conseguindo sobreviver diante das dificuldades de sua vida, injetando sentimentos contrários ao da depressão. Ele destaca também a importância do desenvolvimento do tônus muscular e uma melhora da aparência com a prática da musculação, por levar a uma sensação de amor próprio e por conseguinte elevar a sua auto-estima.

Por fim, diríamos que a musculação tem um papel essencial no tratamento da depressão. A prática dessa atividade física, como dita anteriormente, atenua os sintomas das pessoas acometidas com esse mal, lhes dando sensação de bem-estar e auto-estima. Deve ser conduzida de forma diária e incentivada cada vez mais, para que a pessoa depressiva     desenvolva o hábito dessa prática tão benéfica .

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários