Musculação na adolescência: Mitos e Benefícios.
A atividade física na adolescência sempre foi cercada por mitos.Dentre esses mitos, destaca-se a prática da musculação.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan- Americana de Saúde(OPS) , a adolescência é um processo biológico no qual se aceleram a cognição e a estrutura da personalidade do indivíduo, tendo como faixa etária dos 10 aos 19 anos, compreendendo inicialmente a pré adolescência. Ser adolescente é estar dentro do período onde mais ocorrem mudanças corporais, hormonais psicológicas e sociais do ser humano. Desta forma, os adolescentes são involuntariamente submetidos aos padrões físicos e sociais que mudam de acordo com o tempo. Dentro desses padrões, pode-se destacar o padrão corporal a que são condicionados os adolescentes através do culto ao corpo, tendo como ferramenta principal a prática da musculação.
Muitas pessoas acreditam que a musculação não deva ser praticada por adolescentes. Esse mito da não prática da musculação vem da idéia (equivocada) de que os adolescentes devem se proteger de situações e ações que envolvam muito esforço físico por serem pessoas frágeis corporalmente. Além disso, a prática da musculação atrapalharia no desenvolvimento e crescimento corporal nessa fase da vida.
Esse mito cai por terra face aos estudos científicos que comprovam a eficiência e eficácia da musculação nesta fase da vida. A partir dos 13 anos de idade, a musculação é bastante benéfica para o desenvolvimento muscular (e da força) na adolescência. Além disso, os adolescentes são beneficiados com o estímulo de uma melhor postura do corpo e algumas capacidades físicas como a potência muscular e condicionamento físico.
Deve-se, portanto, estimular a ida do adolescente às salas de musculação, observando que o treino desses indivíduos é um treino conceitual e totalmente diferente de um adulto. Desta forma, o adolescente deve sempre ser treinado através da orientação de um profissional de educação física.
Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Militares da FAB são investigados por tráfico de drogas
-
Geral Ministério Público recomenda cancelamento de campeonatos de grau no interior do Piauí
-
Segurança Pública Homem é encontrado morto com marcas de tiro em Timon
-
Justiça Tribunal de Justiça nega liberdade ao namorado do influenciador Lokinho
-
Geral Azul suspenderá voos em Parnaíba e São Raimundo Nonato
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à Oficial após omissão do Estado
-
Política Com apenas 1 mês de mandato como vereador, Eduardo Draga Alana já articula candidatura a deputado estadual
-
Segurança Pública Homem mata ex-mulher e depois tira a própria vida na zona rural de Teresina
-
Segurança Pública Polícia Civil do Piauí desarticula fraude de R$ 7 milhões contra a rede de postos Ipiranga
-
Política Ciro Nogueira aciona Justiça contra portal de notícias por suposta publicação falsa e pede indenização