Noélia Sampaio

Advogada, professora, especialista em direito do trabalho, membro das Comissões de Direito do Trabalho e da Mulher OAB/PI, membro da Comissão feminista da ABRAT, ativista em defesa dos direitos da Mulher, co-autora do Livro: Mulheres Desvelando o Cotidiano e seus Múltiplos Desafios.
Advogada, professora, especialista em direito do trabalho, membro das Comissões de Direito do Trabalho e da Mulher OAB/PI, membro da Comissão feminista da ABRAT, ativista em defesa dos direitos da Mulher, co-autora do Livro: Mulheres Desvelando o Cotidiano e seus Múltiplos Desafios.

Inteligência Emocional e perspectivas na advocacia feminina; confira reportagem com Karine Canabrava

Não tem como visualizar áreas do Direito que restrinjam a atuação das mulheres, nem conhecimento em direito sem ampliação em outros conhecimentos.

Cada vez mais mulheres se projetam com suas conquistas na área profissional e nos mais variados espaços da sociedade. Na advocacia isso não poderia ser diferente. Um mercado antes majoritariamente masculino, hoje conta com quase metade de mulheres atuando nos mais diversos ramos, até mesmo naqueles considerados mais difíceis, como o penal, o empresarial e o tributário.

Foto: jtnewsinteligência emocional
Inteligência Emocional - Karine Cananbrava

Com base nesse crescimento, aumentam as inquietações e reflexões acerca do papel feminino nesse labor e das lutas e vitórias das mulheres, assim como as discussões sobre a igualdade de trabalho e ganhos em relação ao gênero.

A Advogada e Master Coach piauiense Karine Canabrava, diante desse cenário e como protagonista de sua história na advocacia, vem, através de treinamentos, ajudando várias outras mulheres advogadas a enfrentarem esses dilemas relativos aos problemas ligados diretamente ao processo e às pessoas.

Este Blog entrevistou a advogada em referência e indagou sobre o que vem fazendo para ajudar a classe advocatícia com relação às mudanças que a advocacia exige do (a) profissional. Ela afirma que criou o projeto “TRANSFORME SUA ADVOCACIA” e  com isso vem compartilhando conhecimento com outras colegas, sobre várias técnicas apendidas no decorrer de sua carreira, entre elas: vendas, conquista de cliente, empreendedorismo jurídico, perfis comportamentais e inteligência emocional, e tem percebido que isso tem mudado significativamente suas vidas pessoais e profissionais.

Em seus treinamentos, a advogada disse que usa bastante os ensinamentos do psicólogo americano e autor do livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman, onde ele diz que a inteligência emocional é a capacidade de conhecer e controlar as próprias emoções e saber usá-las no momento certo e da forma certa.

Com base nesse conceito, Karine Canabrava resolveu levar esse pensamento para a advocacia.  E acrescenta:

“veja, como se encaixa perfeitamente com a rotina de uma advogada ou advogado. Sim, verdadeiramente  possuir esse controle emocional e ter a consciência das emoções e de como usá-las é a porta de entrada para uma advocacia mais humana, verdadeira, criativa, inovadora e, acima de tudo, uma advocacia de excelência”. 

Quando questionada por mim, o que levou a decidir usar essa ferramenta? Ela respondeu:

“Comecei a despertar para esse ponto em um dia de despacho no fórum: havia um advogado com uns 55 anos de idade comentando que tomava remédio controlado para pressão de tanto 'estresse' que ele passava ao ter que enfrentar a advocacia no dia a dia. Aquilo me fez refletir e decidi que eu não queria ter uma vida profissional daquele jeito quando eu chegasse naquela idade. Daí decidi mergulhar a fundo em treinamentos, e o que percebi de mais importante é que a grande diferença é quando trabalhamos o autoconhecimento alinhado a autorresponsabilidade, finalizando com a descoberta da sua missão de vida, do seu propósito, dos seus valores. Com esses 3 pontos, a advocacia passa a ser uma profissão de esperança para muitas vidas, de solução de problemas, de restauração de sonhos".

Essa tem sido a missão da advogada Karine Barros Canabrava, divulgar esse projeto por todo o Brasil, para o maior número de advogadas, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova perspectiva para com a advocacia feminina, e de e de como é possível ter alta performance dentro do mundo jurídico, mesmo com toda a saturação do mercado, trazendo uma nova ótica de pensamento, um mindset de abundância, focado na solução e na inovação.

Esse projeto permite a ADVOGADA se conhecer melhor, saber mais sobre si, conhecer o seu íntimo, suas habilidades e aquilo que a tem limitado de alcançar seus maiores sonhos e o seu verdadeiro propósito, gerenciando, de forma consistente, todos os seus comportamentos, pensamentos, sentimentos e atitudes. Assim, em pouco tempo, as oportunidades surgirão e resultados grandiosos começarão a acontecer. Afinal, esse treinamento fala de alta performance e ter essa característica é ter uma comunicação eficiente, de qualidade e que vai proporcionar resultados grandiosos.

Ressalta ainda que,  trabalhar a inteligência emocional, em especial, para a mulher advogada, resulta num crescer com o objetivo de conquistar a independência de si, mas com equilíbrio profissional e pessoal.

Mister se faz ressaltar que o (a) advogado (a) é o (a) seu (a) próprio (a) business e com a inteligência emocional consegue também trabalhar o marketing pessoal, que é uma ferramenta poderosa e um diferencial muito marcante no mercado jurídico e no meio social.

Aprimorar conhecimentos é essencial durante a carreira jurídica, diga-se de passagem, em várias áreas, para se tornar bom ou boa naquilo que se faz. As mulheres estão cada vez mais estudando e se formando em Direito. Com esse aprimoramento, terão mais oportunidades de crescimento profissional, assim como maior visão para um amplo campo de atuação. Não tem como visualizar áreas do Direito que restrinjam a atuação das mulheres, nem conhecimento em direito sem ampliação em outros conhecimentos.

Em breve a advogada Karine Barros Canabrava estará lançando sua primeira obra voltada à  'Jovem Advocacia', além de treinamentos voltados para essa área.

@advcoachkarinebarroscanabrava

YouTube: Karine Barros Canabrava.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários