Giulieny Matos

Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.
Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.

Brasília, 60 anos! Descubra aqui o lugar mais visitado da capital do Distrito Federal!

O corona vai passar! Aproveite para planejar lugares bonitos para você conhecer!

Que tal sonhar com um ótimo roteiro pra o pós-corona?

Sugiro pra você... BRASÍLIA!

A semana do aniversário de Brasilia geralmente é uma data com grandes eventos, muitas e simultâneas comemorações. O Governo do GDF sempre traz shows de renome como Capital Inincial, Elba Ramalho, Anitta, e até mesmo Bonfá do Legião Urbana.

O dia 21 de abril começa com hasteamento da bandeira  na Praça dos Três poderes, shows na Torre de TV, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade. Durante a semana, é proposta uma programação com teatros, oficinas, palcos gastronômicos, exposições, festivais - inclusive de cinema. Tudo gratuito para a população.

Fazem parte da tradicional comemoração a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro  e a esperada apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Já visualizou qual o lugar mais visitado de Brasília? Acompanhe aqui!

Foto: marco bessaCadetral de Brasília, o lugar mais visitado do Distrito Federal
Cadetral de Brasília, o lugar mais visitado do Distrito Federal

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é o lugar mais visitado em Brasília e desperta a curiosidade e o interesse dos turistas. Este monumento a céu aberto foi pensado em cada detalhe pelo arquiteto Oscar Niemeyer e por Dom Newton, Arcebispo de Brasília à época. 

Conheça os mistérios e as belezas da Catedral Metropolitana N. Sra. Aparecida!

Escute AQUI o Hino à Brasília

Mãos postas em oração ou um feixe de trigo?

O desenho da catedral são duas mãos direcionadas ao céu postas em oração a Deus, agradecendo e glorificando a Deus por seu imenso amor em nos dar seu único filho, Jesus Cristo, e nos ter transformado em seus filhos por meio Dele.

Este formato também se refere à passagem do Evangelho que fala sobre o trigo e o joio. Se você olhar cuidadosamente vai perceber que a catedral se transforma num feixe de trigo amarrado pelo agricultor, significando todos aqueles que Deus separou para ele.

Foto: Giulieny MatosCatedral de Brasília e os quatros sinos que anunciam o Evangelho aos quatro cantos da terra
Catedral de Brasília e os quatros sinos que anunciam o Evangelho aos quatro cantos da terra

Do lado de fora, à direita, podem ser observados quatro grandes sinos sobre uma torre alta. Eles representam os quatro Evangelhos anunciados aos quatro cantos da terra.

"- Sejam bem vindos!" - você é recebido pelos quatro evangelistas 

Caso você chegue à entrada da Catedral, será super bem recepcionado pelos quatro evangelistas. De um lado estão três apóstolos alinhados em posições diferentes um do outro, que estará à sua esquerda. Bem, os três alinhados de um lado só representam Mateus, Marcos e  Lucas. Estão juntos porque narram os mesmos fatos  do Evangelho em palavras diferentes, por isso são chamados de sinóticos.

O apóstolo São João está separado dos demais porque seus escritos são teologicamente mais aprofundados e específicos, especialmente pelo discurso do Pão da Vida.

“ - Livrai-me, Senhor, da sombra da morte!"

Após a incrível experiência de ter sido recepcionado pelos quatro evangelistas, você é então, convidado a entrar na Catedral. Uma grande entrada surgirá à sua frente. Num primeiro momento você até poderá fica um pouco confuso, mas seu coração se abrirá logo em breve.

Você é convidado a atravessar por um grande túnel escuro e um pouco longo. Esta passagem representa a vida sem Deus, a vida na escuridão. Ao atravessá-la e se deparar com a brilhante claridade da nave central, o homem encontra a luz. Jesus é a luz e a salvação da humanidade.

O altar em única peça

O principal objeto de qualquer Igreja cristã é o altar onde é celebrado o mistério do corpo e do sangue de Cristo. O altar da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é feito de uma única peça de mármore porque representa Jesus, a “pedra angular que os arquitetos rejeitaram”, também porque, no tempo da fundação da Igreja, o próprio Jesus disse a São Pedro: “Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mt 16,18.  Este altar foi doado pelo Papa Paulo VI.

Os vitrais ilustrados no interior da Catedral

Após passar pela entrada escura é hora de levantar a cabeça e apreciar os maravilhosos vitrais coloridos que rodeiam o interior da catedral produzidos pela artista plástica Marianne Peretti, filha de pai pernambucano e mãe francesa. Muitos não sabem o significado, mas você saberá ao ler esta matéria! 

Ao fundo do altar existe um ovo desenhado. Sim! Um ovo! Os desenhos coloridos retratam um útero materno. O ovo representa novos membros sendo gerados pela Mãe Igreja, formando novos filhos para Deus Pai. A Igreja tem a missão de gerar novos cristãos para o mundo. A Igreja é o ventre de Deus que gera e forma pessoas para a vida real.

Há também um cordeiro! É Jesus, o cordeiro providenciado por Deus Pai para nos salvar de nossos pecados. Ao entrar na catedral sinta a alegria de também acolhido como um filho de Deus! Também faz alusão à passagem bíblica na qual Abrão dá seu filho em sacrifício, mas, na última hora, Deus o poupa, e o menino é substituído por um cordeiro.

Toda a história é milagrosa

A imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que está em Aparecida do Norte (SP), sendo seu nome Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida, dedicada a ela, padroeira do Brasil.

Na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, a imagem negra foi pescada por uma tarrafa numa época de desprezo pela pessoa negra. A primeira tarrafada veio o porpo. Na segunda, a cabeça da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

A partir de então, como na pesca milagrosa, as tarrafadas seguintes enheram as canoas.

A cripta como na era primitiva dos primeiros cristãos

Abaixo do altar central existe uma pequena capela no interior da cúpula. Ela representa as tumbas dos cristãos primitivos onde alguns deles, recém convertidos, utilizavam para fazer suas orações por causa das perseguições sofridas pelo império romano.

Ali, naquele espaço de profundo recolhimento, há uma réplica do original do Santo Sudário, da ocasião da ressurreição de Jesus.

Presente de JK

Esta catedral foi criada pelo arquiteto Oscar Niemayer no começo de Brasília. Diferentemente do que escutamos por aí, a catedral foi, desde o início, pensada e planejada para ser um templo católico, e por excelência ser uma catequese viva para adultos que, só por apreciá-la, pudessem compreender muitos mistérios de Deus.  

O presidente JK era católico e deu este terreno como presente para a nova capital do Brasil onde estava nascendo, simultaneamente, a nova Arquidiocese de Brasília. O ponto mais interessante é que o cliente de Niemayer era Dom Newton, o primeiro arcebispo de Brasília que encontra-se, inclusive, enterrado na cripta daquele local.

Vindo do Piauí, Dom José Newton de Almeida Baptista assumiu a função com muita responsabilidade e esmero. Ele era muito inteligente. Suas idéias e sugestões se uniram às de Niemayer de onde se originaram formas, cujos conteúdos foram baseados nos documentos e orientações do Concílio do Vaticano II para construções de Igrejas.

A Catedral foi inaugurada em 31 de maio de 1970. O atual Arcebispo de Brasília chama-se Dom Sérgio da Rocha e veio também do Piauí, como Dom Falcão.

A catedral como centro de turismo religioso local

A Catedral, ao expor sua arquitetura e suas preciosidades, oferece, por si só, muitas mensagens catequéticas aos seus visitantes e frequentadores assíduos. Muitas paróquias costumam trazer crianças, jovens e adultos em preparação para receber os sacramentos, para visitar o lugar.

Foto: Giulieny MatosBrasília num dia ensolarado
Brasília num dia ensolarado

A Catedral de Brasília ficará muito feliz com sua visita. Sinta-se convidado a apreciar e a rezar na Catedral Metropolitana em Brasília.

Serviço:

- Visitação todos os dias, das 8h às 18h, exceto em horários de missas. Telefone: 3224 4073

- Entrada franca. Proibido entrar de shorts ou trajes inapropriados.

- Horários das Missas: De terça a sexta-feira: 12h15 / Sábado: 17h / Domingo: 8h30, 10h30 e 18h

Você pode se interessar por

- Herança italiana, a chamada para viver na cultura de paz

- Sem máscaras, somos todos reféns do Sr. Corona

- Você já viu alguém registrar ocorrência policial contra o "Sr. Corona"?

Ler outros textos de Giulieny Matos 

Aprecie aqui Janette Dornellas canta para aniversário de Brasília

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários