Jamil Leite

Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral
Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral

Coronavírus, prevenção e atividade física: O que podemos aprender com essa relação?

A prevenção é a melhor opção para o combate da COVID-19 e outras doenças

Comecemos pela prevenção – prática adotada no âmbito da saúde que é essencial no combate de muitas doenças. Agora, por exemplo – o simples ato de manter as mãos limpas e higienizadas (como sempre disse minha mãe) é um hábito eficiente para auxiliar a evitar o Covid19. E este mesmo ato simples também ajuda a prevenir várias doenças, e é um ato comumente esquecido.



Cursando especificamente a disciplina Higiene Aplicada à Educação Física (à época eu era um estudante do segundo período do curso citado anteriormente), essa prática era continuamente citada como um grande hábito para a prevenção.

Atualmente, vivemos dias de cuidado e atenção contra o Coronavírus, em que uma das recomendações principais  e preventivas  é justamente deixar as mãos devidamente higienizadas.

Como educador físico atuante nas academias (e nas empresas como professor de ginástica laboral), vejo que o hábito de não lavar as mãos e não mantê-las limpas de forma adequada , além de comportamentos - como por exemplo chegar atrasado no trabalho para faltar a aula de ginástica laboral (sendo esta uma prática comprovadamente preventiva para combater as doenças ocupacionais), mostra um certo descaso com a “prevenção”.

Por fim, pode- se afirmar que com – ou sem – o Coronavirus , a prevenção sempre vai ser  a melhor saída para o risco de doenças, e a atividade física além de contribuir para uma melhora do bem estar físico e mental do indivíduo , é uma efetiva prática preventiva.

Coronavìrus;

Prevenção;

Higiene;

Isolamento social;

Atividade física; e

Ginástica laboral.

#TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS!

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários