A cajuína cristalina em Teresina
Caetano Veloso canta seu amor por nossa bebida tradicional ao lembrar de Torquato Neto"Existirmos, a que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina, vi que és um homem lindo e que se acaso a sina, do menino infeliz não se nos ilumina, tampouco turva-se a lágrima nordestina, apenas a matéria vida era tão fina, e éramos olharmo-nos intacta retina, a cajuína cristalina em Teresina...", com essas frases, em uma tarde quente da capital piauiense, Caetano Veloso, grande nome da literatura, da música popular brasileira [Tropicália que o diga] e mundial, eternizaria através de sua dor, pela morte do então amigo e exponencial do movimento Tropicália, Torquato Neto, a tão famosa e saborosa cajuína.

Caetano conta que fora fazer um show na capital piauiense, já após a morte de Torquato[suícidio em seu apartamento na cidade do Rio de Janeiro], aproveitando para visitar a casa de seu pai em Teresina, quando ambos começam a falar sobre o trágico ocorrido com o poeta, Caetano se desmonta em prantos, ao tempo que o pai de Torquato se retira e retorna para lhe consolar, oferece um copo de cajuina gelada e uma rosa bem pequena, muito comum na região, neste momento surge de imediato a inspiração para compor a majestosa e nostálgica canção que remete a boas lembranças e enaltece a bebida piauiense. https://globoplay.globo.com/v/3119899/ (segue vídeo).

Este é apenas um dos relatos históricos que circundam a charmosa e apaixonante capital piauiense, outrora chamada de cidade verde, hoje sem dúvida alguma, lembrada por ser a cidade da saborosa e nostálgica cajuína.
![Lázaro do Piauí, autor de 'Teresina' [minha Teresina não troco jamais...]](/media/image_bank/2019/8/lazaro-do-piaui-autor-de-teresina-minha-teresina-nao-tro.jpg)
Como citou de forma apaixonada, em sua [nossa] canção: Teresina, Lazáro do Piauí [figura emblemática da cultura popular do estado do Piauí]. "Ai, troca, quem troca destroca, minha Teresina não troco jamais, no troca-troca, quem troca destroca, minha Teresina não troco jamais..."
Existirmos, a que será que se destina?
Feliz aniversário, Teresina!
Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Delegado Williams Pinheiro é preso por embriaguez após acidente com ambulância na BR 343
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes
-
Geral Prefeitura de Monte Alegre do Piauí contrata empresa ligada à esposa de servidor e repassa mais de R$ 368 mil
-
Segurança Pública Polícia apreende adolescentes suspeitos de estupro coletivo contra menino de 13 anos no Piauí
-
Geral Piauiense nega ter sido processada por Michelle Bolsonaro após declarações em podcast
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Geral Michelle Bolsonaro processa piauiense após ser chamada de “ex-garota de programa”
-
Política Ex-prefeito de Amarante é multado por falta de transparência em licitações
-
Geral Incêndio de grandes proporções destrói mais de 10 ônibus escolares na zona sul de Teresina