Vereador propõe alteração do nome da Avenida Marechal Castelo Branco para Firmino Filho
A iniciativa visa substituir a homenagem ao marechal, um personagem da ditadura militar, por uma referência ao ex-prefeito Firmino Filho, que é reconhecido por sua atuação na defesa da democraciaO vereador João Pereira (PT) protocolou, na última sexta-feira (21), um projeto de lei que propõe a mudança do nome da Avenida Marechal Castelo Branco, localizada na zona norte de Teresina, para Avenida Firmino Filho. A iniciativa visa substituir a homenagem ao marechal, um personagem da ditadura militar, por uma referência ao ex-prefeito Firmino Filho, que é reconhecido por sua atuação no desenvolvimento da cidade e pela defesa da democracia.

A justificativa apresentada por Pereira para a mudança enfatiza que é problemático que uma via tão importante da capital piauiense, que abriga a Assembleia Legislativa do Piauí e a Câmara Municipal de Teresina, ainda leve o nome de um político associado a um período de repressão. "Marechal Castelo Branco foi uma figura central na ditadura militar, e seu governo foi marcado por casos de censura, tortura e assassinatos de opositores, conforme reconhecido pela Comissão Nacional da Verdade", argumentou o vereador.

Em contrapartida, Pereira destaca a figura de Firmino Filho, ressaltando que o ex-prefeito "foi um grande democrata, prezando pela preservação do Estado Democrático de Direito durante sua gestão", além de ter sido fundamental para o progresso político e social da cidade.
Caso o projeto seja aprovado, a proposta estabelece que a mudança de nome deverá ser implementada no prazo de 90 dias, com a substituição das placas indicativas e a comunicação aos Correios e às concessionárias de serviços públicos. Além disso, o projeto define que, no futuro, outras renomeações de logradouros públicos deverão priorizar homenagens a personalidades que se destacaram na defesa da democracia, datas históricas relacionadas à luta pela liberdade e igualdade, e a valorização da diversidade cultural, racial e de gênero.
Para que a alteração seja efetivada, o projeto precisa da aprovação da maioria simples dos vereadores presentes em plenário.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça TJ-PI condena Latam e agência de turismo a pagar indenização por cancelar voo na pandemia
-
Justiça Construtora Vanguarda é condenada a pagar indenização por atraso na entrega de imóvel em Teresina
-
Geral Prefeitura de Simões (PI) firma contrato de quase R$ 2 milhões para merenda escolar
-
Justiça Justiça dá 90 dias para construtora e Agespisa acabarem com esgoto que contamina Barragem do Bezerro, em José de Freitas
-
Justiça MPPI e Defensoria acionam Justiça contra risco de extinção da Delegacia do Menor e alertam para ameaça à segurança
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Presidente do TJPI diz ao ministro André Mendonça do STF que lei de precatórios de Rafael Fonteles viola a Constituição
-
Segurança Pública DHPP identifica mulher encontrada morta com as mãos amarradas no Rio Parnaíba
-
Geral Piauiense Kauane Cinderela entra no “Rancho do Maia” após conquistar Carlinhos com carisma
-
Segurança Pública Sargento da PM é preso acusado de furtar energia do próprio quartel em Currais(PI)
-
Segurança Pública Violência escancara falha na segurança pública em Teresina: adolescente é morto em praça pública