TCE-PI suspende contrato milionário da Prefeitura de São João da Fronteira por irregularidades em pregão
Segundo a denunciante, 12 das 13 empresas participantes foram desclassificadas de forma precoce sob a alegação de não terem apresentado a garantia da proposta.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) suspendeu, nesta semana, um contrato da Prefeitura de São João da Fronteira, no valor de R$ 1.622.399,28, firmado com a empresa Lázaro de Carvalho Ribeiro Bueno – ME para a locação de veículos. A decisão monocrática foi assinada pela conselheira Waltânia Maria Nogueira Leal Alvarenga.

A medida ocorre após denúncia da empresa B & S Serviços e Locações, que questionou irregularidades no Pregão Eletrônico nº 003/2025. Segundo a denunciante, 12 das 13 empresas participantes foram desclassificadas de forma precoce sob a alegação de não terem apresentado a garantia da proposta, mesmo havendo documentos que comprovavam o contrário.
O TCE constatou que a desclassificação antecipada comprometeu a competitividade do certame, permitindo que a vencedora ficasse com todos os lotes pelo preço máximo previsto, sem qualquer desconto. A análise do Tribunal também apontou problemas de segregação de funções, já que o mesmo agente teria atuado em etapas distintas do pregão.
Diante dos riscos de prejuízo ao erário, o TCE determinou a suspensão imediata do contrato e a proibição de novos pagamentos, além da intimação do prefeito Marcos Antônio de Andrade Mateus, do pregoeiro Levi Fontenele e da empresa vencedora para apresentação de defesa em 15 dias.
O caso segue agora para análise detalhada da unidade técnica do Tribunal e parecer do Ministério Público de Contas.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Hélio Lopes e Magno Malta oram em frente ao condomínio de Bolsonaro
-
Geral Vetor de desenvolvimento socioeconômico, ponte que liga o Piauí e o Maranhão é inaugurada
-
Esportes Renovação de Filipe Luís é a prioridade da vez no Flamengo; entenda como está negociação
-
Justiça Em caso de erro na execução, agente responde como se tivesse atingido a pessoa visada
-
Justiça STF vai decidir se Lei Maria da Penha protege mulheres fora de relações domésticas e afetivas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política PRECATÓRIOS: Advogado-Geral da União do governo Lula dá parecer pela derrubada de leis de Rafael Fonteles (PT-PI)
-
Geral Diário de um invejoso; por Flávio de Ostanila
-
Segurança Pública DHPP prende acusado de perseguir e matar jovem em metalúrgica no bairro Gurupi
-
Justiça Diretor do Hospital São Marcos pode fazer acordo para evitar condenação em processo por desvio de milhões de reais
-
Segurança Pública Polícia Civil prende acusado de matar prima estrangulada na zona sul de Teresina