Secretaria de Saúde registra leve aumento de casos de Covid-19 em Massapê do Piauí

Há ainda casos em que a pessoa pode estar infectada sem apresentar sintomas. Diante disso, a orientação é que qualquer pessoa com síndrome gripal evite contato com outras pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí informou, na tarde dessa sexta-feira (22), que houve aumento no número de atendimentos e confirmações de casos de COVID-19 no município. Até às 15h, foram contabilizados 11 casos confirmados da doença.

Foto: Daniel Resende/Estadão ConteúdoEnfermeira prepara vacina contra a Covid-19 em 'drive-thru' montado no Parque Olímpico, no Rio
Enfermeira prepara vacina contra a Covid-19

Apesar desse crescimento, os números absolutos não são considerados alarmantes, e as autoridades de saúde monitoram de perto a situação. O período atual também é caracterizado pelo aumento sazonal de síndromes respiratórias em geral, o que inclui a COVID-19.

Entre os sintomas mais comuns da doença estão coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre, isolados ou em conjunto. Há ainda casos em que a pessoa pode estar infectada sem apresentar sintomas. Diante disso, a orientação é que qualquer pessoa com síndrome gripal evite contato com outras pessoas e mantenha cuidados de higiene, como a lavagem frequente das mãos, para reduzir a transmissão de vírus respiratórios.

Segundo nota técnica recente, a COVID-19 continua sendo uma ameaça à saúde pública, mas já não representa a mesma emergência registrada nos primeiros anos da pandemia. Seus impactos atuais — como hospitalizações, incapacitações e óbitos — têm se aproximado dos efeitos de outras doenças respiratórias virais, como a gripe (Influenza) e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda a importância da vacinação, disponível para grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde, entre outros definidos pelas normas do Ministério da Saúde. Além disso, a testagem contra a COVID-19 segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município, mediante avaliação profissional.

Fonte: JTNEWS com informações do Diário GM

Comentários