Secretaria de Meio Ambiente intensifica combate ao desmatamento no Cerrado do Sul do Piauí com a Operação Cerrado Vivo
A meta é alcançar o desmatamento ilegal zero no Piauí até 2030, conforme o plano estabelecido pela lei n° 8.094, de 12 de julho de 2023.A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza, até o dia 25 de junho, mais uma etapa da Operação Cerrado Vivo, com o objetivo de coibir o desmatamento ilegal na região sul do Piauí. Em 2023, foram realizadas 14 operações Cerrado Vivo, e para 2024 estão previstas 21 operações, refletindo o compromisso de intensificar as ações de fiscalização ambiental.

A equipe da operação é composta por auditores fiscais ambientais da Semarh, policiais civis e com o apoio da Polícia Militar. Segundo o diretor de Fiscalização da Secretaria, Major Marinho, a operação atual inclui a região da Lagoa de Santa Luz, onde foi identificada a construção ilegal de uma casa de alvenaria às margens da lagoa. Além disso, a operação visa combater o armazenamento e comercialização ilegal de madeira na área.
A ação conta com uma auditoria ambiental pela Semarh e uma investigação criminal pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Os auditores ainda estão no campo e irão concluir o relatório final sobre a situação da Lagoa de Santa Luz. Durante a fiscalização, também foi realizada uma apreensão de madeira na região, que agora está sob custódia do Estado aguardando a defesa do proprietário.

As operações são baseadas em denúncias particulares, requisições ministeriais, determinações judiciais e principalmente através da fiscalização remota, utilizando dados do Map Biomas e alertas via satélite.
A meta é alcançar o desmatamento ilegal zero no Piauí até 2030, conforme o plano estabelecido pela lei n° 8.094, de 12 de julho de 2023, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política TCE-PI aplica multa a ex-prefeita de São Miguel da Baixa Grande por falhas no Portal da Transparência
-
Justiça TCE-PI suspende licitação da Prefeitura de Francisco Macedo por exigência ilegal em edital
-
Justiça Estado do Piauí é condenado a pagar FGTS a ex-merendeira contratada sem concurso público
-
Política Prisão domiciliar de Bolsonaro repercute na imprensa internacional
-
Política Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreende celular de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Política Após o JTNEWS noticiar contrato bilionário da Sesapi com entidade do RJ, advogado Jacinto Teles é alvo de fake news
-
Política PARNAÍBA: Prefeitura fecha contrato milionário sem licitação com empresa acusada de superfaturamento em Milton Brandão