Quatro em cada 10 brasileiros consideram injusta a prisão domiciliar de Bolsonaro

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 2.004 pessoas em 120 municípios.

Uma nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda-feira (25), mostra que 39% dos brasileiros consideram injusta a prisão domiciliar do expresidente Jair Bolsonaro (PL), decretada no início do mês pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Já 55% afirmam apoiar a decisão, enquanto 6% não souberam ou preferiram não responder.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilEx-presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 2.004 pessoas em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Prisão domiciliar e percepção da população

A medida foi determinada após Moraes entender que Bolsonaro descumpriu restrições impostas anteriormente, ao participar de chamadas de vídeo durante manifestações de apoiadores no início de agosto.

Segundo a Quaest, 57% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente provocou Moraes de forma proposital, 30% avaliam que Bolsonaro não compreendeu as medidas impostas e 13% não souberam responder.

O apoio à prisão domiciliar é maior entre eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno de 2022 (84%), pessoas que se identificam como de esquerda, mas não lulistas (93%) e moradores do Nordeste (65%). Entre os que têm renda familiar de até dois salários mínimos, o índice de apoio chega a 62%. Entre católicos, mulheres, jovens de 16 a 34 anos e pessoas com ensino fundamental completo, a aprovação também supera 55%.

Já a percepção de que a prisão é injusta é mais comum entre apoiadores declarados de Bolsonaro (87%), eleitores que votaram nele no segundo turno de 2022 (83%) e evangélicos (57%).

Suposta tentativa de golpe

O levantamento também perguntou sobre a suposta participação de Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado. Para 52% dos entrevistados, o expresidente esteve envolvido no plano. Outros 36% acreditam que ele não participou, e 10% não souberam responder. Em março, esses índices eram, respectivamente, de 49%, 35% e 15%.

Atenção ao julgamento

A pesquisa indica ainda aumento no conhecimento da população sobre o processo judicial que envolve Bolsonaro. Atualmente, 86% dizem saber que o ex-presidente será julgado pelo STF a partir de 2 de setembro. Esse percentual era de 73% em março. Já 14% afirmaram ter tomado conhecimento da informação apenas no momento da pesquisa, contra 27% na rodada anterior.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários