Prefeitura de Manoel Emídio é penalizada por realizar concurso com 14 cargos sem previsão em lei
A então prefeita, Cláudia Maria de Jesus Pires Medeiros, foi considerada responsável pelas irregularidades e punida com uma multa no valor de 3.000 UFR.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) identificou graves irregularidades no Concurso Público nº 01/2024 realizado pela Prefeitura de Manoel Emídio, no sul do estado. O certame oferecia 14 cargos que sequer existiam na legislação municipal, ou seja, não tinham respaldo legal para serem criados ou preenchidos.

Diante da gravidade dos fatos, o TCE julgou procedente, de forma parcial, a denúncia, determinando a anulação do decreto que homologou o concurso e exigindo a realização de um novo decreto, que inclua apenas os cargos que possuem previsão legal.
A então prefeita, Cláudia Maria de Jesus Pires Medeiros, foi considerada responsável pelas irregularidades e punida com uma multa no valor de 3.000 UFR.
A corte de contas deixou claro que, além da falta de previsão legal dos cargos, o erro comprometeu todo o processo seletivo, ferindo diretamente os princípios constitucionais da legalidade e moralidade administrativa.
Apesar da existência de previsão orçamentária para o concurso, o problema central foi oferecer vagas que não estavam devidamente criadas por lei. De acordo com o TCE, a criação de cargos públicos depende de aprovação por meio de projeto de lei específico, o que não ocorreu.
A decisão obriga a gestão municipal a corrigir imediatamente as irregularidades, garantindo que apenas os cargos legalmente constituídos sejam preenchidos.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na PI 213 em Cocal (PI)
-
Política Flávio Nogueira (PT) critica Lula por veto que reduz representação do Piauí: “É o predomínio do Sul sobre o Nordeste”
-
Geral Médico Brenno Andrade sofre acidente envolvendo caminhão na zona leste de Teresina
-
Política Diplomatas expulsos e bloqueio a GPS: bolsonaristas listam opções de Trump
-
Política Supostas irregularidades em balanço da Prefeitura de Manoel Emídio (PI) levantam suspeitas sobre dados fiscais de 2022
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra Teonia Pereira, é aceita pela Justiça
-
Geral Motociclista fica gravemente ferido em acidente na Ladeira do Uruguai
-
Segurança Pública Criminalidade no interior do Piauí explode e PM prende quatro suspeitos de assalto a postos de combustíveis em Floriano
-
Justiça Processo contra advogado George Tajra é interrompido por suspeita de insanidade mental
-
Segurança Pública Jovem é assassinada na zona rural de Beneditinos (PI) e ex-companheiro é principal suspeito