Prefeito Sílvio Mendes não presta contas e TCE pede bloqueio das contas da Prefeitura de Teresina
O prefeito não entregou prestação de contas referentes a R$ 1,36 bilhão em recursos recebidos.As Diretorias de Fiscalização de Contas (DFCONTAS) e de Fiscalização de Pessoal (DFPESSOAL) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) protocolaram representação contra a Prefeitura Municipal de Teresina por ausência na entrega da prestação de contas, documentos e informações referentes ao período de janeiro a março de 2025, na gestão do prefeito Sílvio Mendes.

O caso ganha ainda mais relevância pelo volume expressivo de recursos envolvidos: R$ 1.361.672.078,90 (um bilhão, trezentos e sessenta e um milhões, seiscentos e setenta e dois mil, setenta e oito reais e noventa centavos) arrecadados pela gestão municipal no primeiro trimestre deste ano.
A ausência da prestação de contas sobre esse montante bilionário representa uma grave falha no controle da transparência pública, impedindo que o TCE-PI exerça sua função constitucional de fiscalização dos recursos públicos.

O representação está "Aguardando distribuição" desde o dia 11 de junho, quando foi protocolado no sistema do Tribunal e tem como relator o conselheiro Delano Carneiro da Cunha Câmara. O procurador Leandro Maciel do Nascimento vai acompanhar o caso. O principal responsável identificado no processo é o prefeito Sílvio Mendes, que responde pela gestão dos recursos municipais e pelo cumprimento das obrigações legais de prestação de contas.
Como medida para garantir o cumprimento das obrigações legais, o TCE-PI pede o bloqueio de contas da Prefeitura de Teresina, procedimento padrão em casos de descumprimento de prazos para entrega de documentação obrigatória. O bloqueio representa uma medida cautelar severa, que pode impactar significativamente a capacidade operacional da administração municipal, especialmente considerando o volume de recursos em questão.
A prestação de contas trimestral é uma obrigação legal prevista na legislação que rege a administração pública, sendo fundamental para o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Prefeitura de Cajueiro da Praia paga por equipamentos sem comprovação, e TCE-PI aciona Ministério Público
-
Geral Motociclista morre ao ter perna decepada em acidente na BR 343 em Teresina
-
Segurança Pública Corpo de homem é encontrado com marcas de violência na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública PM apreende adolescente de 16 anos acusado de assaltar churrascaria em Parnaíba
-
Segurança Pública Homem é preso durante Operação Saturação no Centro de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Médico Brenno Andrade sofreu traumatismo cranioencefálico após acidente com caminhão
-
Justiça Piauiense que chamou Michelle Bolsonaro de "ex-garota de programa" tem instagram desativado
-
Segurança Pública No Piauí do "crime", DRACO indicia membros do Comando Vermelho acusados de planejar morte do delegado Charles Pessoa
-
Segurança Pública Criminalidade domina Teresina, e homem é assassinado na zona leste
-
Justiça Desembargador Agrimar Rodrigues anula empréstimo consignado por falsificação grosseira de assinatura