Prefeito de Paquetá (PI) é multado após 19 anos sem concurso e contratação irregular de 198 servidores
De acordo com o relatório técnico, o município realizou o processo seletivo nº 002/2025, mesmo apresentando um índice de despesas com pessoal acima do limite prudencial.A Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí, sob gestão do prefeito Anderson Clayton da Silva Barros, foi alvo de uma representação apresentada pela Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), apontando diversas irregularidades no processo de admissão de servidores.

De acordo com o relatório técnico, o município realizou o processo seletivo nº 002/2025, mesmo apresentando um índice de despesas com pessoal acima do limite prudencial (52,49% da Receita Corrente Líquida em dezembro de 2024). O percentual ultrapassava o limite legal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,3%.
Além disso, foi constatado que a prefeitura não realizava concurso público há 19 anos, optando por contratações temporárias sucessivas, o que fere o princípio constitucional do ingresso no serviço público por meio de concurso.
A análise apontou ainda que, embora o edital previsse 84 vagas, apenas 7 foram devidamente justificadas. Apesar disso, a prefeitura chegou a convocar 198 candidatos, sem apresentar informações claras sobre quantos foram efetivamente contratados, as funções exercidas ou a documentação comprobatória necessária.
Diante das irregularidades, o TCE-PI julgou parcialmente procedente a representação e aplicou multa de 500 UFR-PI ao prefeito Anderson Clayton. O gestor também foi determinado a regularizar a prestação de contas dos atos de admissão no sistema RHWeb e a realizar concurso público ainda em 2025 para preenchimento das vagas existentes no quadro efetivo.
A decisão foi relatada pelo conselheiro substituto Jackson Nobre Veras e aprovada por unanimidade na Primeira Câmara Virtual do TCE-PI, realizada entre os dias 23 e 27 de junho de 2025.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política TCE-PI aplica multa a ex-prefeita de São Miguel da Baixa Grande por falhas no Portal da Transparência
-
Justiça TCE-PI suspende licitação da Prefeitura de Francisco Macedo por exigência ilegal em edital
-
Justiça Estado do Piauí é condenado a pagar FGTS a ex-merendeira contratada sem concurso público
-
Política Prisão domiciliar de Bolsonaro repercute na imprensa internacional
-
Política Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreende celular de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Política Após o JTNEWS noticiar contrato bilionário da Sesapi com entidade do RJ, advogado Jacinto Teles é alvo de fake news
-
Política PARNAÍBA: Prefeitura fecha contrato milionário sem licitação com empresa acusada de superfaturamento em Milton Brandão