Ministro da Educação descarta cancelamento do Enem 2025
A polêmica veio após uma live que exibiu cinco questões muito semelhantes às da prova oficial.O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nessa sexta-feira (21) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 não será cancelado, apesar da polêmica envolvendo a divulgação antecipada de questões em uma live no YouTube. Em vídeo publicado no Instagram, Santana disse buscar tranquilizar candidatos e familiares. “O Enem não será cancelado. Quero tranquilizar a cada um de vocês”, declarou.
A polêmica começou após uma live feita pelo universitário Edcley Teixeira, que exibiu ao menos cinco questões quase idênticas às que apareceram na prova oficial. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três desses itens e acionou a Polícia Federal para investigar o caso.
O ministro classificou o episódio como “um caso de polícia” e disse que a decisão de anular as questões foi “técnica, preventiva e baseada na isonomia”, para evitar prejuízo a qualquer candidato. O ministro reforçou que a anulação dos itens não impactará a nota dos participantes, graças ao modelo estatístico de correção usado no exame, a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Camilo Santana destacou que o Enem 2025 contou com o maior aparato de segurança da história do exame: mais de 120 mil detectores de metal distribuídos em todas as salas; 585 mil pessoas mobilizadas na aplicação; quase 5 milhões de inscritos. Os dois gabaritos oficiais já foram divulgados, e o resultado segue previsto para janeiro de 2026.
Segundo o Inep, Teixeira alegou ter “adivinhado” as questões com base em padrões de cobrança e em itens de outros exames, como o Prêmio Capes Talento Universitário. A autarquia repudiou a prática e acionou a PF para apurar uma possível quebra de sigilo. O ministro reforçou que a segurança continuará sendo prioridade nas etapas seguintes do exame.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Economia
Salário mínimo terá quarto aumento real seguido, depois de superar fase 'menor abandonado'
-
Segurança Pública
DHPP prende três empresários acusados de homicídio no Centro de Teresina
-
Segurança Pública
Prefeito de Geminiano é acusado de agredir e manter homem em cárcere privado
-
Justiça
Bolsonaro: defesa define data para enviar novo pedido de cirurgia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão