Faz mal tomar café de estômago vazio? Veja o que dizem especialistas

Órgão tem barreira que o protege de danos; consumo teria que ser extremo para que suas defesas fossem violadas

THE NEW YORK TIMES - Tomar café pela manhã sem comer nada pode fazer mal à parede do estômago?

Foto: Mnimage/Adobe StockFaz mal à saúde tomar café de estômago vazio?
Faz mal à saúde tomar café de estômago vazio?

Muitas pessoas não abrem mão de começar o dia com um café fresquinho. Mas a ideia de que tomar um gole de café sem comer algo junto pode prejudicar o intestino – ou mesmo contribuir para outros males, como inchaço, acne, queda de cabelos, ansiedade, problemas de tireóide ou cólicas menstruais, como afirmam algumas pessoas nas redes sociais — vem ganhando popularidade entre alguns e despertando incredulidade em igual medida.

Pesquisadores vêm estudando os benefícios e prejuízos de se tomar café, especialmente no que diz respeito ao intestino, desde a década de 1970, diz Kim Barrett, que é professora de fisiologia e biologia de membranas na Escola Davis de Medicina da Universidade da Califórnia, além de integrar o conselho de direção da Associação Americana de Gastrenterologia. Felizmente, o estômago é capaz de resistir a agentes irritantes de muitos tipos, entre eles o café.

"O estômago tem muitas maneiras de se proteger", disse Barrett. Por exemplo, ele secreta uma camada espessa de muco que cria um escudo poderoso entre o revestimento do estômago e o que você ingere. Esse escudo também protege o estômago de seu próprio ambiente ácido, necessário para decompor os alimentos, aponta a professora.

Segundo Barrett, seria preciso consumir uma substância irritante ao extremo "para que as defesas do estômago fossem violadas, isso porque ele está constantemente num ambiente muito adverso e prejudicial. É assim que ele realiza seu trabalho."

COMO O CAFÉ AFETA O INTESTINO?

Sabe-se que substâncias irritantes como álcool, fumaça de cigarro e anti-inflamatórios não esteroidais –como o ibuprofeno ou o naproxeno — alteram os mecanismos de defesa naturais do estômago e prejudicam seu revestimento, diz Byron Cryer, diretor de medicina interna do Centro Médico da Universidade Baylor, em Dallas.

Seu laboratório de pesquisas é especializado no estudo de como diferentes medicamentos e outras substâncias químicas podem prejudicar o estômago e o intestino delgado. Enquanto certos irritantes podem deixar o estômago mais vulnerável ao ácido e à formação de úlceras, múltiplos estudos grandes descobriram que isso não ocorre com o café.

Por exemplo, um estudo realizado em 2013 com mais de 8.000 pessoas no Japão não constatou qualquer associação significativa entre o consumo de café e a formação de úlceras no estômago ou intestino, mesmo entre pessoas que tomam três ou mais xícaras de café por dia.

"O café, mesmo sob forma concentrada, provavelmente não causa danos objetivos ao estômago", afirma Cryer. "E muito menos quando é tomado nas doses típicas."

Mas o café exerce um efeito sobre o intestino: ele pode acelerar o funcionamento do cólon e induzir a evacuação, além de a produção de ácido no estômago.

Fora do intestino, é amplamente sabido que a cafeína eleva a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. E, se você tomar café perto da hora de dormir, ele pode atrapalhar seu sono. Mas essas alterações são temporárias, diz Cryer.

O AUMENTO DO ÁCIDO NO ESTÔMAGO PODE CAUSAR PROBLEMAS?

Tomar café de estômago vazio dificilmente te fará mal, pontua Barrett, mas pode teoricamente provocar azia.

Sabemos que o café desencadeia a produção de ácido, mas se você estiver com alimento no estômago ou se tomar seu café com leite ou creme, isso ajudará a criar uma proteção que ajuda a neutralizar o ácido. Portanto, tomar café, especialmente preto, sem uma refeição, pode reduzir o pH do estômago mais do que seria o caso se você tomasse o café com leite ou acompanhando algum alimento.

Um pH ligeiramente reduzido não é um problema para o revestimento do estômago, mas pode gerar complicações no revestimento do esôfago, que é muito mais vulnerável ao ácido.

Alguns estudos indicaram que o café pode relaxar e abrir o esfíncter que conecta o esôfago ao estômago. Isso, hipoteticamente, pode facilitar a subida de ácido do estômago para o esôfago, provocando sintomas desagradáveis de azia.

O QUE FAZER?

Falando em termos práticos, como gastrenterologista, costumo recomendar a meus pacientes que tomem nota de seus sintomas. Se eles constantemente observaram uma queimação no peito ou um gosto azedo na boca depois de tomarem café, pode ser recomendável tomar menos café – ou tomar um antiácido.

Acrescentar um pouco de leite ou creme a seu café ou tomar acompanhado de algum alimento também pode ajudar. Mas se você não notar sintoma algum, provavelmente é alguém que não sofre refluxo significativo depois do consumo e pode continuar tomando sem preocupações.

Cryer diz que costuma tomar café com leite ou cappuccino; o leite quente reduz o amargo do café. E ele acrescenta que, de modo geral, o consumo da bebida traz muitos benefícios à saúde, incluindo ligações com longevidade, risco menor de doenças cardiovasculares e proteção contra muitos tipos de câncer, entre eles os de fígado, próstata, mama e o colorretal.

"Há muito mais evidências dos benefícios do café que de seus males", diz Cryer. Para ele, vale a pena lembrar-se disso quando você lê reportagens nas redes sociais falando dos efeitos nocivos da bebida.

Trisha Pasricha é gastrenterologista no Hospital Geral de Massachusetts.

Tradução de Clara Allain.

Fonte: JTNEWS com informações originárias do The New York Times reproduzidas inicialmente pela Folha de S.Paulo

Comentários