"Convocar Bolsonaro agora só serve para lacração", diz aliado de Dino na CPMI
O deputado federal Duarte (PSD-MA) entende que não é o momento para convocar o ex-presidente para deporApós as buscas e apreensões realizadas na última quinta-feira (15/6) pela Polícia Federal em três endereços do senador Marcos do Val (Podemos-ES) por suspeita de obstrução de justiça, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas vem ganhando contornos não de tiro no pé da oposição, que inicialmente requisitou as investigações, mas de canhão voltado para o rosto dos apoiadores da extrema direita e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O próprio ex-presidente deverá ser convocado pela CPMI – mas não agora. Esse é o entendimento de um dos principais líderes da base governista na comissão, o deputado Duarte (PSB-MA). Aos 36 anos, o advogado em primeiro mandato federal é um dos parlamentares mais próximos do ministro da Justiça, Flávio Dino. Segundo ele, Dino também deverá ser ouvido. Mas, assim como Bolsonaro, seu depoimento deverá ficar para a reta final das investigações.
“Ao que tudo indica, Bolsonaro será convocado, sim. Mas não faz sentido convocá-lo agora, assim como o Dino. Essas peças mais importantes demandam mais robustez para serem questionadas. Senão, é só munição de retórica para quem quer gravar vídeo de lacração para redes sociais”, disse Duarte.
A CPMI começa a tomar os depoimentos nesta terça-feira (20/6) com a presença de Silvinei Vasques. O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá de explicar as blitze realizadas em rodovias federais do Nordeste, no dia da votação do 2º turno, em 30 de outubro de 2022. Na quinta-feira (22/6), é a vez de George Washington, responsável pelo caminhão-bomba deixado no aeroporto de Brasília no dia 24 de janeiro, ser questionado pelos parlamentares.
Isto é, as tentativas de emplacar as convocações do General Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e de Dino, bem como parte dos pedidos de documentos e imagens requeridos, não serão atendidas conforme a vontade da oposição, que visa criar uma narrativa de omissão e de responsabilidade do governo pelo 8 de janeiro. Segundo Duarte, toda a cronologia das investigações será analisada pela comissão com o objetivo claro de mostrar a premeditação e articulação intelectual da tentativa de golpe por Jair Bolsonaro e nomes como General Heleno, General Braga Neto e o tenente-coronel Mauro Cid.
Fonte: JTNEWS com informações do Congresso em Foco
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Povoado Peixe em Massapê do Piauí comemora início da obra de calçamento autorizada pela Secretaria do Agronegócio
-
Justiça
Sociedade Contemporânea: Congresso Internacional de Relações de Trabalho alerta sobre precarização do trabalho
-
Justiça
Valor de seguro de vida resgatável pode ser penhorado quando sacado pelo próprio segurado, decide STJ
-
Segurança Pública
STF restabelece adicional de periculosidade de guardas municipais de Santo André em São Paulo
-
Política
Aposta de Rafael Fonteles em blindar o ex-secretário de Saúde, Antônio Luiz, na Segurança Pública é no mínimo temerária