As raposas e as galinhas; por Flávio de Ostanila
Uma fábula em homenagem a "meu prefeito".Quatro raposas conversavam sobre como caçar galinhas:
– Ataco no pescoço (gabou-se a primeira). Assim ela para de cacarejar e fica só se debatendo. Galinha que faz barulho é igual a eleitor falastrão: chateia, mas não muda os fatos.
![Flávio José Pereira da Silva [Flávio de Ostanila] é policial penal, escritor, bacharel em Direito e professor de Língua Portuguesa](/media/image_bank/2022/7/flavio-jose-pereira-da-silva-flavio-de-ostanila-e-policial.jpeg)
– Pois eu vou logo nos pés! Irrita-me a ciscadeira, como se pudesse escapar ou fazer algo contra mim. Acabo ligeiro com sua valentia. E já que você falou em eleitor, a ave de que falamos se parece muito com as pessoas que fazem protestos: quanto mais fuçam, pior fica para elas.
– Já eu prefiro detonar os pintinhos! (alardeia o terceiro canídeo). Porque, como diz Jaiminho (carteiro da série Chaves, de Roberto Gómez Bolânos), evito a fadiga. Além do mais, filhote não esboça reação e, abatido ainda novinho, não se tornará um adulto zoadento e cheio de direitos. Mas entendam, colegas sorrateiras! não devem comer todos os frangotes: é importante permitir que uma parte sobreviva; pois são eles, com sua ingenuidade e ausência de perspectiva, que vão manter nossa mesa sempre farta.
– Nada disso! (toma a palavra a última Raposa). Faço uma trilha de milho. Ao seguir o rastro, a Galinha irá aonde eu planejar, ficando mais vulnerável. Aí chego de mansinho e como-lhe o cu. O que faço não é diferente do que ocorre com muitas pessoas, que vivem unicamente de assistencialismo, que não tentam se desprender das armadilhas. Os políticos, muito parecidos conosco, oportunizam migalhas a esses humanos e os privam, em contrapartida, do acesso à saúde, à educação, à segurança, ao emprego formal, à justiça.
As demais raposas surpreendem-se com a colega:
– Logo a cloaca, em que há tão pouca carne?!
Conclui o político, ou seja, a Raposa:
– Vai que a vítima goste! Uma comida amiga será sempre bem comida, quero dizer, boa comida.
Flávio José Pereira da Silva [Flávio de Ostanila] é escritor, policial penal do Piauí, bacharel em Direito e professor de Língua Portuguesa.
Fonte: Flávio de Ostanila
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Governo do Piauí realiza aditivo de R$ 2,2 milhões com empresa de locação de veículos
-
Segurança Pública Justiça concede liberdade provisória a acusado de homicídio em acidente de trânsito no Sul do Piauí
-
Justiça Prefeitura de Flores do Piauí é alvo de quatro decisões do TCE por falhas em transporte escolar e compra de medicamentos
-
Geral Caminhoneiro fica ferido após carreta tombar e pegar fogo no Sul do Piauí
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça STF declara inconstitucionalidade de lei de Minas Gerais e barra contratos temporários na Polícia Penal
-
Saúde Secretário de Saúde contratou "Caminho de Damasco" por mais de R$ 1,5 bi para gerenciar a saúde em Picos por 5 anos
-
Justiça Justiça determina: advogado Marcus Vinicius Nogueira sentará no banco dos réus, no Tribunal do Júri de Teresina
-
Geral Casal vai ao colégio para cancelar matrícula de Alice e transferir irmão após tragédia no CEV
-
Justiça Banco é condenado por cobrança abusiva de anuidade de cartão de crédito, em Jaicós (PI)