Advogado da União Ricardo Resende, lança obra sobre Justiça em Paul Ricoeur: O sentido ético do ato de julgar
A obra será lançada no dia 24 de novembro de 2025, às 18h, na Livraria Entrelivros, reunindo juristas, autoridades e interessados sobretudo da área literária, jurídica e filosófica.O Advogado da União e piripiriense Ricardo Resende de Araújo, atualmente lotado na Corregedoria-Geral da AGU, lançará no dia 24 de novembro de 2025, na Livraria Entrelivros, sua mais recente obra: Conceito de JUSTIÇA em Paul Ricoeur - O sentido ético do ato de julgar. O livro, publicado pela Editora Dialética, é fruto do mestrado em Filosofia do autor pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O evento contará com a presença de colegas da AGU no Piauí, amigos, e autoridades nacionais da advocacia pública, como o presidente da Associação Nacional dos Advogados da União, Dr. Niomar Nogueira, e o Consultor-Geral da União, Dr. André Dantas.
A obra é o prefaciada pelo piauiense Saul Tourinho Leal, reconhecido internacionalmente e autor de relevantes obras literárias, a exemplo de Direito à Felicidade. O texto de Tourinho Leal enaltece a profundidade, clareza e responsabilidade intelectual com que Ricardo Resende mergulha na filosofia ricoeuriana para repensar o ato de julgar.
A obra se debruça sobre um dos temas mais sensíveis da contemporaneidade: a justiça. A partir do diálogo com o pensador francês Paul Ricoeur, um dos mais influentes filósofos do século XX, Ricardo desenvolve uma reflexão madura e rigorosa sobre como o ato de julgar é, antes de tudo, uma experiência ética.
O livro percorre a travessia proposta por Ricoeur, entre o ético e o político, entre o eu e o outro, entre a busca pela “vida boa” e a institucionalização do justo. Para Ricoeur, a justiça não é apenas norma: é mediação, diálogo, responsabilidade e reconhecimento.
A análise realizada pelo autor revisita conceitos fundamentais como: a justa distância, ponto de equilíbrio entre as partes; a solicitude, como categoria relacional; a phrónesis, sabedoria prática indispensável nos casos difíceis; a justiça como promessa, sempre por vir, sempre dependente do exercício responsável da interpretação.
Ricardo Resende também estabelece conexões provocativas entre Ricoeur e nomes como Aristóteles, Kant, Martin Luther King, Peter Häberle e Carlos Drummond de Andrade, para reafirmar que as leis não bastam quando a escuta e o discernimento ético não acompanham o trabalho jurídico.
No prefácio, Saul Tourinho Leal destaca que Ricardo não apenas expõe a filosofia ricoeuriana, ele a reencontra com uma sensibilidade própria, trazendo-a para o cenário jurídico brasileiro, onde o formalismo, muitas vezes, obscurece a realidade concreta das injustiças.
A obra é uma convocação: magistrados, juristas, filósofos e cidadãos são chamados à responsabilidade, entendida não apenas como princípio jurídico, mas como fundamento ético para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e democrático.
O livro é indicado para estudantes, pesquisadores, juristas, operadores do Direito e interessados em filosofia política e ética contemporânea. Com linguagem clara, rigor conceitual e densidade teórica, a obra promete fortalecer o debate sobre justiça em um momento em que o país enfrenta desafios profundos no campo dos direitos, das instituições e da própria democracia.
O lançamento será aberto ao público interessado.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovanelli
-
Economia
Salário mínimo terá quarto aumento real seguido, depois de superar fase 'menor abandonado'
-
Segurança Pública
DHPP prende três empresários acusados de homicídio no Centro de Teresina
-
Segurança Pública
Prefeito de Geminiano é acusado de agredir e manter homem em cárcere privado
-
Justiça
Bolsonaro: defesa define data para enviar novo pedido de cirurgia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão