Varejistas Chinesas: Haddad diz que pode rever imposto de importação
Ministro afirmou que discutirá o tema com representantes do varejo. Alvo do debate é a alíquota de 60% sobre importadosO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, na sexta-feira (26/5), que o governo pode rever a alíquota de importação de 60%, que incide sobre o valor aduaneiro (a soma do preço da mercadoria, mais frete e seguro). A discussão do tema ocorre dentro da perspectiva de cobrança da taxa sobre produtos importados de empresas estrangeiras, como as companhias de comércio online Shein, Aliexpress e Shopee.
A afirmação de Haddad foi feita em entrevista à GloboNews. O ministro não deu detalhes sobre a eventual alteração do imposto. Observou apenas que discutira o tema com representantes do setor de varejo e com estados, que também cobram tributos sobre a circulação de mercadorias (ICMS). “O que não posso manter é a situação como está”, disse.
Em abril, o governo havia anunciado que acabaria com uma isenção de até US$ 50 para encomendas internacionais entre pessoas físicas. O benefício favoreceria de forma irregular as empresas chinesas. Elas estariam escapando da taxação, em detrimento do varejo nacional.
Poucos dias depois, e a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad desistiu de adotar a medida. Na ocasião, disse que a Receita Federal reforçaria a fiscalização sobre essas companhias. Depois disso, a Shein anunciou um plano de investimentos de R$ 750 milhões para produzir no Brasil. A Shopee inaugurou dois novos centros de distribuição, os primeiros da empresa no Nordeste.
Fonte: JTNEWS com informações do Metropoles
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Piauiense Stanley Torres leva a prata no Mundial de Veteranos de Judô
-
Justiça
Chefe de gabinete de Moraes visitou Papuda e viu celas para Bolsonaro
-
Geral
Famílias de crianças com Zika vírus começam a receber pensão vitalícia do Governo do Brasil
-
Política
Relatora Isabel Gallotti vota para cassar chapa de Cláudio Castro no TSE
-
Justiça
Moraes tem audiência com movimentos sociais para discutir megaoperação
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Geral
Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI
-
Justiça
STJ valida "ronda virtual" da Polícia para localizar pornografia infantil
-
Política
TCE-PI multa ex-prefeito Dr. Pessoa e gestores por irregularidades em licitação de veículos para o transporte público