Trabalhadores da limpeza paralisam atividades nas zonas sul e sudeste de Teresina

A paralisação envolve os funcionários da empresa Ibero Lusitana, devido ao atraso no pagamento do vale-alimentação.

Trabalhadores que atuam na limpeza e na coleta de lixo em Teresina irão paralisar as atividades por 48 horas a partir desta segunda-feira (15). A paralisação vai atingir os bairros das zonas sul e sudeste da capital.

Foto: Reprodução / GP1Lixo ajuda na proliferação de doenças na zona Sudeste de Teresina
Lixo ajuda na proliferação de doenças na zona Sudeste de Teresina

Segundo o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação (SEEACEP), a paralisação envolve os funcionários da empresa Ibero Lusitana, devido ao atraso no pagamento do vale-alimentação.

A paralisação terá início às 5h30 desta segunda (15) e deve perdurar por 48 horas, caso a empresa não honre o pagamento devido aos trabalhadores.

“O Seeacep apela à diretoria da empresa Íbero Soluções, para que promova a regularização imediata deste pagamento, no prazo mais exíguo possível. Caso contrário, seremos obrigados a manter a decisão de paralisação das atividades, uma medida que, inegavelmente, acarretará prejuízos significativos não apenas para a empresa, mas para toda a sociedade que depende dos serviços prestados por esta categoria. Esperamos que a situação seja resolvida antes da data estipulada, evitando-se a concretização de uma medida tão severa”, consta no ofício do sindicato encaminhado à empresa.

Outro lado

Nenhum representante da Ibero Lusitana foi localizado para comentar o caso. Em nota, a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) afirmou que não há qualquer débito da prefeitura com a Ibero Lusitana, e que adotará as medidas legais e administrativas para garantir os direitos dos trabalhadores.

Leia a nota na íntegra:

A ETURB – Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano informa que não há qualquer débito da Prefeitura Municipal de Teresina com a empresa responsável pela coleta domiciliar das zonas sul e sudeste da capital, a Ibero Lusitana.

Esclarece ainda que tomou conhecimento da paralisação anunciada para esta segunda-feira apenas por meio de nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública. Ressalta-se que a paralisação não decorre de inadimplência do Município, mas do fato de que a empresa não vem repassando aos trabalhadores os tíquetes e as horas extras referentes aos serviços realizados.

Diante da situação, a ETURB informa que adotará todas as providências administrativas e legais cabíveis contra a empresa Ibero Lusitana, visando assegurar o cumprimento do contrato e a garantia dos direitos dos trabalhadores.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários