TJ-PI determina indenização e devolução em dobro por descontos indevidos em benefício previdenciário
Em sentença anterior, o juízo de primeiro grau havia declarado a nulidade do contrato bancário questionado, determinando a devolução simples dos valores e o pagamento de custas e honorários.O Tribunal de Justiça do Piauí, por meio de decisão monocrática do desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo, deu provimento a uma apelação cível interposta por um aposentado que teve valores descontados indevidamente de seu benefício previdenciário por uma instituição financeira. Em sentença anterior, o juízo de primeiro grau havia declarado a nulidade do contrato bancário questionado, determinando a devolução simples dos valores e o pagamento de custas e honorários, mas negando a indenização por danos morais.

No julgamento da apelação, o desembargador reconheceu que os descontos indevidos ultrapassam o mero aborrecimento, especialmente em casos que envolvem pessoas idosas, analfabetas e em situação de vulnerabilidade econômica, conforme reiterados precedentes do próprio TJ-PI. Diante disso, reformou a sentença para majorar a condenação, fixando a indenização por danos morais em R$ 3.000,00, com juros e correção pela taxa SELIC.
Além disso, considerando a má-fé da instituição financeira (que não comprovou a existência do contrato nem o repasse dos valores ao cliente) a decisão determinou também a devolução em dobro dos valores descontados, conforme prevê o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
A decisão monocrática seguiu entendimento já consolidado na 3ª Câmara Especializada Cível do TJ-PI e utilizou a prerrogativa conferida pela Súmula 568 do Superior Tribunal de Justiça, que permite ao relator decidir individualmente quando há jurisprudência pacificada sobre o tema.
Esta ação foi promovida pelo escritório JK Advocacia e Consultoria Especializada, por meio do advogado Kayo Coutinho.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Velório de criança vítima de acidente em escola ocorre nesta terça (06), em Teresina
-
Piauí Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual da Juventude, gasta R$ 350 mil em torneio de beach tênis em Barras
-
Geral AGOSTO DOURADO: Amamentar é Acolher, Nutrir e Transformar; por Grazi Mantovaneli
-
Geral Polícia Civil vai investigar morte de criança de 4 anos no Colégio CEV em Teresina
-
Segurança Pública Perícia confirma que mestre de obras causou acidente que matou três pessoas em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Justiça Justiça obriga Prefeitura de Bom Jesus a reabrir rua fechada ilegalmente para construção de praça
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Saúde Auditores do TCE identificam graves falhas em contratos milionários do governo Rafael Fonteles