Teresina foi a única capital que não piorou o ar com queimadas, diz pesquisa
A informação foi divulgada pelo site UOL na quinta-feira (19), com base em uma análise realizada pela DW.Teresina se destacou nessa sexta-feira (19) como a única capital que não piorou a qualidade do ar durante o período das queimadas. A informação foi divulgada pelo site UOL na quinta-feira (19), com base em uma análise realizada pela DW, utilizando dados do programa Copernicus da União Europeia.

A análise, que abrangeu o período de 11 a 18 de setembro, revelou que enquanto outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, registraram picos de poluição com aumentos de até 400%, Teresina manteve seus níveis de qualidade do ar estáveis. O estudo monitorou a concentração de material particulado fino do tipo PM 2,5, poluentes com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros, entre outros indicadores.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os resultados positivos em Teresina são fruto de um trabalho de monitoramento e prevenção. A secretaria destacou que o monitoramento constante do solo piauiense tem sido crucial para evitar que pequenos focos de fogo se transformem em grandes incêndios, enfatizando a importância da prevenção.
Além disso, a Semarh mencionou que a recente portaria que proíbe a queima de vegetação até 17 de novembro e revoga todas as autorizações de queima controlada emitidas anteriormente tem sido fundamental para manter as queimadas sob controle. A medida visa proteger o ecossistema, a fauna, a flora e a saúde humana, prevenindo danos ambientais significativos.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Ex-companheiro do influenciador Lokinho cria vaquinha para ajudar famílias de vítimas de acidente
-
Justiça Vereadora Tatiana Medeiros deixa o QCG para cumprir prisão domiciliar
-
Justiça Delegado Samuel Silveira sofre nova derrota após Justiça anular remoção de 15 agentes do Denarc
-
Justiça CNJ acolhe representação da OAB e impõe aposentadoria compulsória ao juiz Marcelo Bretas
-
Geral Niède Guidon, referência da arqueologia brasileira, morre em São Raimundo Nonato
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Mulher morre após cair de sacada no piso L2 do shopping Rio Poty, em Teresina
-
Justiça Justiça anula empréstimo consignado do Bradesco e condena banco a pagar indenização no Piauí
-
Justiça Delegado Samuel Silveira sofre nova derrota após Justiça anular remoção de 15 agentes do Denarc
-
Justiça Justiça de Canto do Buriti condena Banco do Brasil por desconto indevido em aposentadoria
-
Geral Viver: uma questão de arte; por Flávio de Ostanila