TCE-PI multa ex-prefeito de Paes Landim por reter consignados de servidores e não repassar ao Banco do Brasil
De acordo com o voto da relatora, a prática configura grave infração às normas de finanças públicas e de responsabilidade fiscal.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou procedente uma denúncia contra a gestão municipal de Paes Landim referente ao exercício de 2024 e aplicou multa de 2.000 UFR-PI ao ex-prefeito Thalles Moura Fé Marques. A decisão foi tomada de forma unânime pela 2ª Câmara Virtual, conforme o Acórdão nº 503/2025, em sessão realizada entre 9 e 15 de dezembro de 2025.
A punição decorre da retenção de valores descontados diretamente dos contracheques dos servidores municipais, referentes a empréstimos consignados, que não foram repassados ao Banco do Brasil, instituição financeira responsável pelos contratos. A denúncia foi apresentada pela então presidente da Câmara Municipal, Teliane Moraes e Silva.
De acordo com o voto da relatora, conselheira Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, a prática configura grave infração às normas de finanças públicas e de responsabilidade fiscal, além de violar princípios constitucionais da administração pública, especialmente o artigo 37 da Constituição Federal, e o artigo 10 da Lei nº 8.429/1992, que trata de atos de improbidade administrativa.
Além da multa, o TCE-PI determinou que o atual gestor municipal instaure Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar responsabilidades e regularize a dívida junto à instituição financeira. O Tribunal também emitiu recomendação para que a Prefeitura cumpra fielmente convênios e contratos firmados, a fim de evitar prejuízos ao erário, como a incidência de juros e multas por descumprimento contratual.
A decisão acompanhou integralmente o parecer do Ministério Público de Contas e reforça o entendimento de que a retenção indevida de consignados, ainda que descontados dos servidores, não pode ser apropriada pelo ente público, devendo ser repassada de forma imediata e integral à instituição credora.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
-
Segurança Pública
Homem morre eletrocutado ao tentar furtar cabos de energia em Teresina
-
Política
Prefeitura de Inhuma (PI) é multada após denúncia sobre gastos com alimentação
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos