TCE-PI aponta falhas e aprova com ressalvas as contas do prefeito de Assunção do Piauí
A defesa do prefeito, representada pelo advogado Thiago Feitosa Nunes Sá, argumentou que as inconsistências apontadas são de natureza formal e contábil, não comprometendo a governança municipal.A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou com ressalvas a prestação de contas do prefeito de Assunção do Piauí, Antônio Luiz Neto, referente ao exercício financeiro de 2023. A decisão foi tomada de forma unânime em sessão virtual realizada entre os dias 17 e 21 de março de 2025.

Entre as falhas apontadas pelo parecer prévio do TCE-PI, destacam-se a ausência de arrecadação da receita própria do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), descumprimento da aplicação mínima de 15% dos recursos da complementação-VAAT do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em despesas de capital e falhas contábeis na classificação de receitas. Além disso, o relatório apontou divergências entre os valores dos créditos adicionais contabilizados e os publicados na imprensa oficial, inconsistências no registro da receita do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e problemas na transparência das contas públicas.
Diante dessas falhas, o Tribunal recomendou que a atual gestão corrija as irregularidades e observe dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), da Constituição Federal e de normativas estaduais e do próprio TCE-PI. A relatora do processo foi a conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, acompanhada pelos conselheiros Abelardo Pio Vilanova e Silva e Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins.
A defesa do prefeito, representada pelo advogado Thiago Feitosa Nunes Sá, argumentou que as inconsistências apontadas são de natureza formal e contábil, não comprometendo a governança municipal. O Ministério Público de Contas, representado pelo procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos, também se manifestou sobre o caso, tendo posicionamento parcialmente concordante com o voto da relatora.
Com a decisão do TCE-PI, caberá agora à Câmara Municipal de Assunção do Piauí o julgamento final das contas do prefeito Antônio Luiz Neto.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Prefeito Silvio Mendes decreta estado de emergência na limpeza pública de Teresina
-
Geral Piauiense Kauane Cinderela entra no “Rancho do Maia” após conquistar Carlinhos com carisma
-
Segurança Pública Suspeito de matar cabo da PM do Maranhão morre em confronto com policiais
-
Segurança Pública DHPP prende suspeito de matar estudante de 16 anos dentro de escola em Teresina
-
Política Quatro em cada 10 brasileiros consideram injusta a prisão domiciliar de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política MPPI aciona na Justiça, prefeito de Campo Maior por retenção indevida superior a R$ 2 milhões de empréstimo consignado
-
Justiça Site do STF destaca ADI que invalidou lei de MG que permitia contratação sem concurso para a Polícia Penal
-
Segurança Pública Violência escancara falha na segurança pública em Teresina: adolescente é morto em praça pública
-
Política Luís Correia (PI): prefeitura do PT gasta R$ 700 mil em lavagem de carros enquanto população sofre com falta de água
-
Segurança Pública Pai é preso acusado de estuprar a filha de 15 anos, em José de Freitas (PI)