STF faz nova audiência de conciliação sobre cobrança do ICMS
Na audiência desta terça (25/10), representantes dos estados e da União debateram a competência legal para estabelecer parâmetros da cobrança do impostoNessa terça-feira (25/10), o Supremo Tribunal Federal (STF) realizou mais uma audiência da comissão que busca conciliação entre estados e o governo federal sobre a compensação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos essenciais, como combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.
Na audiência desta terça-feira, representantes dos estados e da União debateram a competência legal para estabelecer parâmetros da cobrança do imposto. Os trabalhos da comissão deverão ir até 4 de novembro deste ano. O prazo poderá ser prorrogado a pedido do governo federal.
A comissão também é composta por representantes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU). A questão é discutida na ação em que o presidente Jair Bolsonaro defende a limitação da alíquota do tributo nos 26 estados e no Distrito Federal.
O impasse jurídico começou após a sanção da Lei Complementar 192/2022. Com a lei, os estados ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços. Os governos locais afirmam que as leis que tratam do ICMS sobre combustíveis atrapalham a programação orçamentária dos estados e derrubam a arrecadação.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
- Segurança Pública Homem é preso por tráfico de drogas em Codó - MA
- Educação Escolas de Tempo Integral elevam desempenho de estudantes no Enem 2024 e fazem do Piauí referência nacional
- Piauí Produção de grãos no Piauí em 2025 deve atingir recorde histórico com suporte de infraestrutura viária no cerrado
- Segurança Pública DHPP apreende adolescentes acusados de latrocínio contra sargento da PM do Piauí
- Segurança Pública DRACO prende membros do Bonde dos 40 na zona sul de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Aos heróis, a desonra!
- Geral Mulher é presa após atear fogo no companheiro em Elesbão Veloso
- Justiça Reviravolta! Juíza solta vizinha de crianças que morreram envenenadas em Parnaíba
- Segurança Pública Laudo atesta que criança de 7 anos foi estuprada antes de ser morta em Teresina
- Geral Ministro Wellington Dias critica empresa aérea por cancelar voos no Piauí e promete ação rápida