Senado aprova desembargadora Liana Chaib para ministra do Tribunal Superior do Trabalho
A nova ministra assumirá no TST a vaga destinada à magistratura, decorrente da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda PaivaNessa terça-feira (22/11), o Plenário do Senado Federal aprovou o nome da desembargadora Liana Chaib para exercer o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). No total, foram 60 votos favoráveis, 02 contrários e 02 abstenções.
O nome da magistrada segue para a nomeação pelo presidente da República. Antes da votação no Plenário, a magistrada já havia sido aprovada unanimemente, com 27 votos favoráveis, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, onde foi sabatinada. Em sua exposição, Chaib afirmou que sua trajetória é marcada pela busca da Justiça Social.
“Sou uma juíza cujas decisões sempre foram permeadas pela sensibilidade e pela visão feminina. Uma magistrada que de tudo fará para manter em alta a qualidade e a quantidade das decisões da Corte e que acredita na Justiça não como um favor que se faz, mas como um dever que se cumpre”, ressaltou.
Durante a sabatina, a desembargadora respondeu aos questionamentos sobre temáticas variadas, como a existência de vínculo empregatício dos trabalhadores de aplicativo; os impactos da prevalência do negociado sobre o legislado; e a importância da desjudialização.
A nova ministra assumirá no TST a vaga destinada à magistratura, decorrente da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva. A sua posse administrativa deve ocorrer em até 30 dias após a nomeação por parte do Presidente da República.
Experiência
A ministra ingressou na magistratura em 1990, nomeada por meio de concurso público para o cargo de juíza do trabalho substituta do TRT-22. Em 2001, foi nomeada, por merecimento, para o cargo de desembargadora. Liana Chaib foi desembargadora- presidente da Justiça do Trabalho piauiense por duas gestões, biênio 2005/2006 e biênio 2019/2020.
Formada em Direito, possui mestrado em Direito Constitucional e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Desde 1988, é professora de Direito Administrativo da Universidade Estadual do Piauí.
Fonte: JTNEWS com informações do TRT-PI
Comentários
Últimas Notícias
- Segurança Pública Homem é preso por tráfico de drogas em Codó - MA
- Educação Escolas de Tempo Integral elevam desempenho de estudantes no Enem 2024 e fazem do Piauí referência nacional
- Piauí Produção de grãos no Piauí em 2025 deve atingir recorde histórico com suporte de infraestrutura viária no cerrado
- Segurança Pública DHPP apreende adolescentes acusados de latrocínio contra sargento da PM do Piauí
- Segurança Pública DRACO prende membros do Bonde dos 40 na zona sul de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Aos heróis, a desonra!
- Geral Mulher é presa após atear fogo no companheiro em Elesbão Veloso
- Justiça Reviravolta! Juíza solta vizinha de crianças que morreram envenenadas em Parnaíba
- Segurança Pública Laudo atesta que criança de 7 anos foi estuprada antes de ser morta em Teresina
- Geral Ministro Wellington Dias critica empresa aérea por cancelar voos no Piauí e promete ação rápida