Seduc lança projeto Clube de Leitura e entrega 10 mil cheques-livros no Salipi

O Clube de Leitura irá revitalizar bibliotecas e salas de leitura das escolas, vai oferecer aos alunos uma plataforma com acervo de livros digitais.

Com o objetivo de promover a formação de leitores, incentivando o hábito da leitura, a compreensão crítica dos textos literários e ampliando o universo de conhecimento dos Estudantes Seduc, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lançou o projeto Clube de Leitura, nessa segunda-feira (10), durante a programação do Salão do Livro do Piauí – SALIPI, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

Foto: ReproduçãoSalão do Livro do Piauí – SALIPI
Salão do Livro do Piauí – SALIPI

O projeto será implementado em todas as escolas Seduc, e, além de incluir a Leitura e Produção de Texto como componente curricular na disciplina de Língua Portuguesa, vai promover a formação de professores de Português para desenvolvimento de planos de aula e metodologias de implantação de clubes de leitura nas escolas.

O Clube de Leitura irá revitalizar bibliotecas e salas de leitura das escolas, vai oferecer aos alunos uma plataforma com acervo de livros digitais, que serão disponibilizados por termo de cooperação com a Verisoft, por meio dos aplicativos Aya Ensinah e Aya Kids, bem como uma parceria com o Google para desenvolvimento de uma plataforma para diagnóstico da fluência e compreensão leitora dos estudantes.

Foto: Reprodução / GP1Salão do Livro do Piauí – SALIPI
Salão do Livro do Piauí – SALIPI

Também faz parte do projeto a publicação de um edital de fomento para as escolas fortalecerem seus projetos atuais e promover saraus culturais a partir das atividades dos clubes de leitura e a realização de chamada pública para aquisição de obras literárias para as bibliotecas escolares.

O Secretário Washington Bandeira destacou que todas as ações que a Secretaria de Estado da Educação executa são pensadas para a formação integral, regular, profissional, socioemocional e cidadã dos estudantes.

“Estamos investindo no modelo da escola de Tempo Integral, que é muito mais que a escola com uma carga horária aumentada. É uma escola que foca na formação integral dos alunos e alunas, estudantes de educação e jovens do Piauí. E o Clube de Leitura é mais uma ação, mais um projeto que vem nessa linha”, pontuou.

Foto: Secretaria de Educação do PiauíWashington Bandeira
Washington Bandeira

Bandeira enfatizou que o Clube de Leitura é um dos projetos mais importantes da Seduc. “Este é um dos mais importantes que vamos lançar durante a nossa gestão, porque é o projeto de incentivo ao hábito, ao prazer, ao amor à leitura. A leitura abre muitos horizontes, ela não só ajuda no fortalecimento das aprendizagens, dos conhecimentos de vocês em todas as áreas, mas, sobretudo, estimula a criatividade dos jovens, que é algo que vai ser cada vez mais valorizado em um mundo em que as tecnologias estão avançando à velocidade da luz”.

A estudante do Centro de Ensino de Tempo Integral Joel Ribeiro, Dalila Santana, falou sobre o projeto de leitura “Lendo e Aprendendo”, desenvolvido na sua escola. A aluna afirmou que o projeto é um incentivo aos alunos para despertar o interesse pela leitura e auxiliar também nos conhecimentos para a produção da redação no Enem.

“Nosso projeto começou em 2023 e estamos fazendo um rodízio de obras literárias que abordam temas atuais como inclusão, preconceito, superação, riquezas humanas, poder e revolução, proporcionando conhecimento de diferentes assuntos que vão facilitar a realização da redação do Enem”.

Dalila aproveitou o momento para convidar todos os presentes no Cine Teatro da UFPI a visitarem o estande da Seduc, no Salipi, onde estão sendo apresentadas atividades desenvolvidas nos projetos de leituras das escolas da rede estadual de ensino.

Após o lançamento do Clube de Leitura, o Secretário Washington Bandeira fez a entrega de 10 mil cheques-livros no valor de R$ 20, para os Estudantes Seduc, como forma de impulsionar o acesso dos jovens piauienses ao mundo das letras, dos livros, dos autores, da leitura e da escrita, durante o Salipi.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários