Secretária das Mulheres do Piauí participa do Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres do Maranhão

O encontro marcou a retomada do diálogo com estados e municípios no âmbito das políticas públicas para as mulheres

A secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e a assessora especial do governo, Nayara Costa, participaram do Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres realizado em São Luís, no Maranhão. A palestra de abertura foi realizada pela ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves.  Durante dois dias, foram discutidas agendas coletivas para o fortalecimento da defesa, da valorização e do protagonismo feminino.

Foto: Reprodução/ Governo do PiauíSecretária das Mulheres do Piauí participa do Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres do Maranhão
Secretária das Mulheres do Piauí participa do Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres do Maranhão

O evento reuniu representantes municipais que atuam diretamente com políticas para as mulheres e é um desdobramento do Fórum Nacional realizado pelo Ministério das Mulheres em Brasília no início de abril, quando reuniu 250 representantes de todos os estados brasileiros. O encontro marcou a retomada do diálogo com estados e municípios no âmbito das políticas públicas para as mulheres.

Participaram também da abertura oficial, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, natural do Estado do Maranhão; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; a primeira-dama, Larissa Brandão; a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale e a titular da Secretaria de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

Na ocasião, o Governo do Maranhão anunciou uma série de políticas e ações para o enfrentamento à violência e a garantia dos direitos das mulheres. Foi assinado o decreto que institui o programa Viva Mulher Maranhense, lançado o III Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e anunciada a implantação de mais 17 unidades da Casa da Mulher maranhense.Também foram assinados três termos de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e outros órgãos estaduais.

A ministra Cida Gonçalves adiantou, que lançará o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, em uma ação conjunta dos ministérios das Mulheres e da Justiça e Segurança Pública, e o Governo Federal. O lançamento deve ocorrer em julho deste ano.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil

Comentários