Saiba quem são os PMs presos pela Polícia Federal em Teresina
Durante as operações, foram apreendidos caminhões, embarcações e dois fuzis sem numeração de série utilizados no transporte e na logística do esquema criminoso.Confira a identificação dos dois policiais militares, presos pela Polícia Federal nesta quinta-feira (23), na Operação Conexão Cajueiro, que eram responsáveis pela logística e segurança de uma organização criminosa transnacional de contrabando de mercadorias estrangeiras por meio de portos clandestinos localizados em Cajueiro da Praia, no Litoral do Piauí. Os presos tratam-se de Anderson Lustosa de Castro e Edvaldo Oliveira Costa, ambos sargentos.
Conforme a investigação da Polícia Federal no Piauí, o grupo criminoso que os policiais participavam utilizava o estuário formado pelos rios Timonha e Ubatuba como rota de entrada das cargas, que tinham como destino principal a região da 25 de Março, em São Paulo. De acordo com as investigações, as mercadorias contrabandeadas vinham do Suriname e incluíam produtos de marcas conhecidas com indícios de falsificação, além de cigarros cuja comercialização é proibida no Brasil.
Durante as operações, foram apreendidos caminhões, embarcações e dois fuzis sem numeração de série utilizados no transporte e na logística do esquema criminoso. A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 250 milhões, valor aproximado das movimentações financeiras identificadas até o momento.
Núcleos da organização criminosa
A organização criminosa era estruturada em quatro núcleos principais. O primeiro, situado em Cajueiro da Praia, era responsável por receber, descarregar e distribuir as cargas. O segundo, composto por empresários chineses, controlava os produtos contrabandeados. O terceiro núcleo realizava a lavagem de dinheiro por meio de pessoas interpostas. Já o quarto núcleo cuidava do transporte das mercadorias do Suriname até o Piauí, utilizando portos clandestinos na região.
Os investigados, incluindo os dois policiais militares, poderão responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido
-
Geral
Homem morre após acidente entre moto e carro na Avenida Vilmary em Teresina
-
Justiça
Justiça determina apreensão de passaportes dos empresários investigados na Operação Carbono Oculto 86
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Esportes
Horários e onde assistir ao GP de São Paulo de Fórmula 1 2025