Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam à Teresina (PI)

As relíquias vieram da França e fazem parte de uma peregrinação que está sendo realizada desde fevereiro deste ano

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegaram no início da tarde dessa sexta-feira (12) a Teresina. Elas foram levadas para a Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde foi celebrada uma missa.

Foto: Idria Portela / Cidadeverde.comRelíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

As relíquias ficam na cidade até o dia 16 de abril. Haverá uma programação especial durante todos esses dias na Catedral de Nossa Senhora das Dores e no Carmelo Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, no bairro Angelim. A última vez que as relíquias vieram ao Piauí foi há 25 anos.

O padre Nery, pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores, lembra alguma das características da devoção a Santa Teresina.

"É uma santa que nos toca o coração quando assim nos faz ver Deus verdadeiramente na sua grandeza e na sua delicadeza de amor, por isso, uma das grandes características é poder na pequena via expressão o grande amor de Deus à humanidade", cita.

As relíquias vieram da França, e fazem parte de uma peregrinação que está sendo realizada desde fevereiro deste ano, onde estão passando por mais de 70 cidades brasileiras em comemoração 150 anos do nascimento de santa Teresinha, que foi comemorado em janeiro de 2023. Elas retornaram ao país após 26 anos.

Na Igreja Católica as relíquias são partes dos corpos, objetos ou vestimentas dos santos e beatos. Nesse caso, as relíquias são um relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha.

A arquidiocese terá uma programação extensa até o dia 16 de abril. No último dia, às 8h será realizada uma carreata pelas ruas de Teresina no carro do Corpo de Bombeiros, até o aeroporto, onde as relíquias seguem para a cidade de Parnaíba.

Quem é Santa Teresinha

Marie Françoise Thérèse Martin, nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençon, na França. Teresinha, a santa das rosas como é popularmente conhecida, é considerada uma das maiores referências religiosas dos tempos modernos. Ela viveu de maneira discreta, na simplicidade de uma comunidade monástica francesa, passando despercebida até o final do século XIX. Foi somente no início do século XX que ela despontou, evangelizando a cristãos e até mesmo não cristãos através das Sagradas Escrituras e do seu testemunho de vida.

Durante sua vida Santa Teresinha dedicou muitos escritos, poesias e orações ao Menino Jesus, seus primeiros anos da infância e sua natividade. Em 1894 ela pintou o quadro “o sonho do Menino Jesus”, que mostra a figura do Menino Jesus brincando com flores que são oferecidas. 

Jogar pétalas de rosas quando o Santíssimo Sacramento passava no ostensório, assim como jogar lindas flores no grande crucifixo, que se localizava no jardim do Carmelo estava entre as grandes alegrias de Santa Teresinha.

Ela teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose, que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do supremo. Morreu em 30 de setembro de 1897.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face foi beatificada em 29 de abril de 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI. Ela, que durante toda a sua vida teve um grande desejo de evangelizar e ofereceu sua vida à causa missionária, foi aclamada, dois anos depois, pelo mesmo pontífice, como “padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo, tendo o mesmo título de São Francisco Xavier”.

Foto: Luiz Lopes Jr./CNBBSanta Teresinha
Santa Teresinha

Veja a programação completa

Na Catedral de Nossa Senhora das Dores:

12 de abril:

15h: Santa Missa de Acolhida das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, presidida por Dom Jacinto Brito, Arcebispo Emérito de Teresina
16h: Hora Santa com o Apostolado da Oração da Igreja Catedral
17h: Santa Missa presidida pelo Cura da Catedral – Pe. Klebert Viana
(Destinada a Vida Religiosa Consagrada, ao COMIPA, COMIDI, e todos os que se dedicam a Missão)
18h: Recitação do Santo Terço
18h30: Concerto da Banda 16 de Agosto 
19h: Santa Missa presidida pelo Vigário da Catedral e Arquivista Metropolitano – Pe. José Nery
(Destinada aos funcionários da Arquidiocese de Teresina, Ação Social Arquidiocesana (ASA) e serviços, além de mulheres que possuem o nome de Teresa ou Teresinha) – *Traga uma Rosa
20h até 22h – Visitação dos Fiéis às Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
22h15 – Fechamento da Visitação e da Igreja Catedral


Dia 13 de Abril de 2024

06h: Abertura da Igreja Catedral e Santa Missa presidida por Pe. Carlos Wagner Pessoa Vieira
(Destinada aos trabalhadores do Comércio) – *Traga uma Rosa
07h: Recitação do Santo Terço                  
De 07h30 às 09h30: Mutirão de Confissões
08h30: Santa Missa com o batalhão do Exército, presidida pelo Capelão, Pe. Hechilly de Brito
10h: Santa Missa com a Diaconia de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – Gameleira, presidida pelo Pe. Valdiano José de Araújo – *Traga uma Rosa
11h: Recitação do Santo Terço
12h: Santa Missa com a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus – Dirceu II, presidida pelo Pe. Rivaldo Muniz Araújo e Pe. Adão Cruz Cunha – *Traga uma Rosa
13h até 14h40: Visitação e oração pessoal
15h: Terço da Misericórdia e Santa Missa com o Apostolado da Oração da Arquidiocese de Teresina, presidida pelo Pe. Yago Waquim –  *Traga uma Rosa
16h: Visitação e oração pessoal
17h: Santa Missa Paroquial
18h: Oração pessoal, preparação para o translado e envio para o Carmelo
18h30: Saída para o Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz
Percurso: Catedral, Rua Félix Pacheco, Rua Rui Barbosa, Av. Barão de Gurguéia, Av. Henry Wall de Carvalho, Rua do Carmelo, Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz.
No Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz:

14 de abril:

07h: Procissão com as Relíquias de Santa Teresinha do interior da Clausura
para a Capela do Mosteiro. / Apresentação da Banda de Música 16 de Agosto
 08h: Santa Missa, presidida pelo arcebispo emérito Dom Jacinto Brito (leve sua rosa para ser abençoada)
10h30: Santo Terço
15h: Momento oracional direcionado aos jovens, conduzido pela Comunidade Shalom
16h30: Oração de Vésperas
17h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)
20h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)
22h: Início da noite de Vigília


15 de abril

06h: Oração de Laudes
 07h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)
09h: Programação especial para as crianças
12h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)
15h: Formação sobre Santa Teresinha / Novena das Rosas
17h: Oração de Vésperas
18h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)
21h30: Ato de oferecimento ao Amor Misericordioso
22h: Santa Missa, seguida de noite em vigília (leve sua rosa para ser abençoada)
 

16 de abril

04h: Oração do Santo Rosário, conduzido pelo Instituto Hesed
08h: Santa Missa de envio das Relíquias de Santa Teresinha para Parnaíba, seguida de carreata pelas ruas da cidade no carro do Corpo de Bombeiros.

Fonte: JTNEWS com informações da Cidade verde

Comentários