Rafael Fonteles sanciona lei que institui o Programa Estadual de Saúde Vocal para professores
O regramento garante a reabilitação dos profissionais em caso de alterações na voz decorrentes do uso demasiado na sala de aula.O governador Rafael Fonteles sancionou a lei que institui o Programa Estadual de Saúde Vocal, voltado aos professores da rede pública de ensino. Datada de 25 de fevereiro de 2025, a lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa sexta-feira (14).
O regramento estabelece uma série de cuidados voltados aos profissionais do ensino, que usam demasiadamente o recurso vocal nas salas de aula. Prevê, entre outras coisas, um programa de prevenção, estabelecendo a exigência de exames quando da admissão do professor para identificar indícios de alterações vocais ou patologias laríngeas.
A lei prevê também a criação de um programa de capacitação, a ser realizado semestralmente, por meio de treinamentos teóricos e práticos. O ministrante deve ser um fonoaudiólogo com experiência comprovada na área de voz, objetivando orientar e habilitar os professores quanto à importância dos princípios da saúde vocal e o uso adequado da voz profissional.
Fica estabelecido ainda na lei, a criação de um programa de proteção voltado para a adequação do processo de trabalho, que envolve o desenvolvimento de tecnologias para auxiliar o ensino e a aprendizagem, reduzindo o esforço vocal.
A lei contempla também um programa de recuperação, que garante atendimento fonoaudiológico para reabilitação dos profissionais acometidos por desordens vocais e/ou laríngeas, devendo ser avaliada a necessidade da permanência do professor em sala de aula, ou a necessidade de reduzir ou afastá-lo de suas funções, temporária ou definitivamente, para outras funções que não exijam o uso por tempo prolongado da voz.
O Programa Estadual de Saúde Vocal terá caráter, fundamentalmente, preventivo. Quando detectada alguma alteração vocal e/ou laríngea, será garantido ao professor o pleno acesso aos tratamentos fonoaudiológico e médico necessários.
As secretarias da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesapi), ficam na responsabilidade de formular diretrizes para viabilizar a plena execução do Programa Estadual de Saúde Vocal.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Anvisa proíbe comercialização de perfume e maquiagem capilar
-
Segurança Pública
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
-
Esportes
Piauiense Juliana Viana recebe prêmio de Melhor Atleta de Badminton em 2025
-
Geral
STF avalia transferência de Bolsonaro para Papudinha
-
Segurança Pública
Ex-candidata ao Governo do Piauí, professora Lourdes Melo é detida pela Polícia Militar
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas