Rafael Fonteles publicou nesta semana autorização para 400 vagas no concurso da Polícia Penal do Piauí
Conforme o decreto, haverá 200 vagas de preenchimento imediato e mais 200 destinadas ao cadastro de reserva.O governador Rafael Fonteles publicou decreto autorizando a realização do concurso público para o preenchimento de 200 vagas para o cargo de policial penal, além de 200 classificados para cadastro reserva. O decreto nº 22.774 foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE) de 21 de fevereiro de 2024.

Das 200 vagas de preenchimento, após a realização do curso de formação, 150 são para ampla concorrência e 50 para negros ou pardos, mesma proporção para os 200 classificados no cadastro de reserva. Será exigida a formação de curso superior completo em qualquer área.
O concurso ficará a cargo da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O edital deve ser publicado na próxima sexta-feira (1º/3), com lançamento oficial no Palácio de Karnak pelo Governador do Estado, Rafael Fonteles e o Secretário da Justiça, Cel. Carlos Augusto. Na ocasião, serão divulgadas as atribuições da comissão organizadora do certame, os requisitos para a investidura nos cargos, o prazo de validade, a carga horária, bem como os requisitos para cada uma das cinco fases do concurso, as modalidades das provas, seu conteúdo, a forma de avaliação e a remuneração do cargo. O ingresso dos candidatos aprovados ocorrerá na 3ª classe e na referência inicial do cargo de policial penal do Piauí.
Ressalta-se que o Piauí foi o primeiro estado do Brasil a estabelecer o curso superior como requisito para ingresso no sistema penitenciário, atualmente na Polícia Penal, por meio da Lei 5.377/2004, na 1ª gestão do então governador Wellington Dias. Essa foi uma conquista no plano de carreira do pessoal penitenciário. Por reinvindicação do SINPOLJUSPI, quando tinha como presidente, o atual advogado constitucionalista, Jacinto Teles Coutinho.
O portal JTNEWS já havia adiantado informações sobre a iniciativa do governador Rafael Fonteles em autorizar o concurso público para o preenchimento de vagas para o cargo de Policial Penal. Confira a matéria anterior.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Corpo de jovem que desapareceu no Rio Parnaíba em Madeiro é encontrado
-
Segurança Pública Após 9 meses foragido, alvo da Operação Turismo Criminoso é preso no Litoral do Piauí
-
Política Prefeitura de Teresina firma contrato de quase R$ 1,9 milhão para serviços de TI sem licitação
-
Geral Família pede ajuda para translado de piauiense assassinada pelo ex-companheiro em Portugal
-
Segurança Pública Guarda municipal é preso na sede da GCM de Teresina por estelionato e roubo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Empresa condenada na Operação Topique mantém contratos milionários com a Prefeitura de Teresina
-
Política Prefeito de Simões tem contas bloqueadas por omissão na prestação de contas públicas
-
Geral Da tragédia à esperança: eis que nasce a turma “Dom Aloísio Lorscheider!” Por Augusto César Coutinho
-
Justiça Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
-
Política Merlong Solano critica apoio de petistas a Ciro Nogueira: “É incoerente com a estratégia do PT”