Psicólogo destaca a importância do acolhimento na prevenção ao suicídio durante campanha do Setembro Amarelo
No Brasil, o Ministério da Saúde estima que aproximadamente 16 mil pessoas tiram suas próprias vidas anualmente. Para a faixa etária de 14 a 19 anos, o suicídio é a segunda maior causa de morte.Em alusão ao Setembro Amarelo, o psicólogo Eduardo Moita, representante da Fundação FADEX, chamou atenção para a necessidade de discutir a prevenção ao suicídio, destacando dados alarmantes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Segundo a OMS, mais de um milhão de pessoas cometem suicídio no mundo a cada ano. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que aproximadamente 16 mil pessoas tiram suas próprias vidas anualmente. Para a faixa etária de 14 a 19 anos, o suicídio é a segunda maior causa de morte.

Eduardo Moita enfatizou que a questão do suicídio é multifatorial e multideterminante, exigindo uma compreensão mais profunda e sensível por parte da sociedade. "Precisamos compreender que alguém que está passando por uma situação de depressão ou transtorno do comportamento precisa de acolhimento e não de julgamento", declarou o psicólogo.
A Fundação FADEX, que atua no apoio a diversas instituições de ensino, tem buscado levar informações científicas e técnicas para universidades e a sociedade em geral, com o objetivo de fortalecer a saúde mental. "A nossa intenção é promover estratégias que realmente façam a diferença, trazendo acolhimento e compreensão àqueles que estão em sofrimento."
Ao finalizar sua fala, Eduardo deixou uma mensagem de acolhimento a todas as pessoas que enfrentam ou já enfrentaram transtornos do comportamento, reforçando a importância de oferecer suporte e empatia nesses momentos de fragilidade.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Hélio Lopes e Magno Malta oram em frente ao condomínio de Bolsonaro
-
Geral Vetor de desenvolvimento socioeconômico, ponte que liga o Piauí e o Maranhão é inaugurada
-
Esportes Renovação de Filipe Luís é a prioridade da vez no Flamengo; entenda como está negociação
-
Justiça Em caso de erro na execução, agente responde como se tivesse atingido a pessoa visada
-
Justiça STF vai decidir se Lei Maria da Penha protege mulheres fora de relações domésticas e afetivas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política PRECATÓRIOS: Advogado-Geral da União do governo Lula dá parecer pela derrubada de leis de Rafael Fonteles (PT-PI)
-
Geral Diário de um invejoso; por Flávio de Ostanila
-
Segurança Pública DHPP prende acusado de perseguir e matar jovem em metalúrgica no bairro Gurupi
-
Justiça Diretor do Hospital São Marcos pode fazer acordo para evitar condenação em processo por desvio de milhões de reais
-
Segurança Pública Polícia Civil prende acusado de matar prima estrangulada na zona sul de Teresina