Programa de Linha de Cuidado ao Trauma no Piauí: Redução de 49% na Fila de Regulação

Descentralização Estratégica e Ações de Prevenção Impulsionam Resultados Expressivos em Saúde

A Linha de Cuidado ao Trauma, implementada no Piauí através da Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Secretaria de Saúde do estado (Sesapi), alcançou uma notável redução de 49% na fila de regulação desde sua criação em outubro de 2023. Este programa visa diminuir a morbimortalidade resultante de traumas relacionados a acidentes.

Foto: Divulgação / SESAPIEquipe do programa Linhas de Cuidado ao Trauma
Equipe do programa Linhas de Cuidado ao Trauma

O serviço introduziu estratégias de prevenção e tratamento, incluindo o início dos atendimentos e cirurgias ortopédicas em Bom Jesus, a realização de cirurgias de trauma mais complexas em Oeiras, além do aumento do número de cirurgias ortopédicas em Floriano e São Raimundo Nonato.

Samuel Martins, coordenador do programa Linha de Cuidado ao Trauma, avalia que a descentralização da oferta de cirurgias ortopédicas nos hospitais do interior foi crucial para a redução significativa na fila de regulação. Ele destaca que os pacientes agora recebem atendimento nos hospitais de referência em seus próprios territórios de saúde, reduzindo tanto o tempo de espera quanto a necessidade de regulação para procedimentos em Teresina.

O programa também inclui a implementação de ações voltadas para a vigilância e prevenção do trauma, incentivando a criação de Núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (PVPS) e projetos de prevenção relacionados ao trauma. Dirceu Campêlo, superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi, expressou a intenção de expandir e fortalecer ainda mais esse serviço, considerando os resultados expressivos obtidos em curto prazo.

Fonte: JTNEWS com informações da SESAPI

Comentários